terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

DEZ OFERENDAS - AMALÁS PARA OXUM


Para Mamãe Oxum pede-se: aconchego, harmonia, fertilidade, amor, prosperidade, bons relacionamentos, harmonia familiar.


OFERENDA 1
ELEMENTOS
3 cachos de uvas (claras tipo Itália) regados com mel
3 rosas amarelas (abertas e sem espinhos)
3 velas amarelas (número 0 ou 1)
mel, o suficiente para regas as frutas e as rosas
1 garrafa de água mineral
7 folhas de couve, arrumadas em círculo, com os cabos para fora, para servirem de suporte para a oferenda.
Arrumar as frutas e as rosas no centro do círculo feito com as couves.
regar tudo com água mineral, depois com mel acender a vela (deixe-a firme dentro da terra, ou leve uma forminha de alumínio para suporte)
Se possível, espere a vela queimar para evitar incêndios e aproveite para sentir o Axé da oferenda.
Local de entrega: à beira de rios, lagos ou cahoeiras limpos, durante o dia.
Não deixe lixo não orgânico no local, escolha um local seguro.
-----------------------------------------------------------
OFERENDA 2
ELEMENTOS:
7 folhas de couve, para forrar o chão (arrumar em círculo, com os caabos para fora)
7 espigas de milho (in natura, não precisa cozinhar)
7 rosas amarelas (abertas e sem espinhos)
7 velas amarelas (número 0 ou 1) (leve 7 forminhas, para suporte, espere queimar e as recolha, podendo reaproveitá-las).
1 garrafa de água mineral
Arrumar as espigas e as rosas intercaladas, em forma de cículo, em cima das couves, regar com a água e acender as velas.
---------------------------------------------------------
OFERENDA 3
ELEMENTOS
8 laranjas (de preferência, lima ou outra doce) abertas ao meio no comprimento
8 fatias de melão (com a casca)
8 velas amarelas (número 0 ou 1) (forminhas para suporte, esperar queimar e
recolher)
8 moedas douradas (lavadas com sabão, podem ser de 10 centavos)
1 garrafa de água mineral para regar as frutas
mel para regar as frutas (mais ou menos, 250ml)
7 folhas de couve, arrumadas em forma de círculo, com os cabos para fora)
Coloque as laranjas no centro do círculo de couve, circunde com as fatias
de melão, regue com água e depois com mel, coloque as moedas, acenda as velas.
(leve forminhas par suporte das velas, espere queimar e recolha)
------------------------------------------------
OFERENDA 4
ELEMENTOS:
250g canjica amarela (apenas escaldada em água fervente e escorrida)
1 rosa amarela (aberta e cortada o cabo, pois só a rosa em si irá enfeitar a
oferenda, deixe um pouquinho de cabo para não despetalar)
mel para regar bem a canjica e a rosa
1 vela amarela ou branca
1 a 3 folhas de couve, para servir de suporte
Arrume um monte com a canjica, enfeite com a rosa no centro e regue com
um mel, derrame a água em volta e não em cima da canjica, acenda a vela (espere
queimar, para evitar acidentes)
------------------------------------------------------
OFERENDA 5
ELEMENTOS:
7 pêssegos bem bonitos
mel para regar os pêssegos e a canela
7 pedaços de canela em pau
7 margaridas brancas
água mineral (500ml)
7 velas amarelas
7 folhas de couve, para suporte
Arrume as folhas de couve em círculo, com os cabos para fora. Coloque os
pêssegos no centro do círculo, ao redor dos pêssegos, coloque as margaridas,
intercaladas com a canela em pau. Regue tudo com água e depois com mel,
acenda as velas nas forminhas,fazendo o contorno da oferenda, espera queimar e recolha as forminhas e demais lixos recicláveis.
-------------------------------------------------
OFERENDA 6
ELEMENTOS:
7 flores Gira-sol, cortados os cabos (deixe um pedacinho para não desmontar)
7 velas amarelas (número 0 ou 1)
1 garrafa de água mineral
mel para regar
folhas de couve para suporte
Arrume as folhas de couve´em círculo, com os cabos para fora, coloque as
flores em círculo (sem os cabos, como se fossem ovos estrelados) regue com
água e depois com mel, acenda as velas (em suportes tipo forminhas e espere
queimar)
---------------------------------------------
OFERENDA 7
ELEMENTOS:
1 vaso de crisâtemos ou margaridas amarelas
3 velas amarelas (número 0 ou 1)
1 embalegem tipo copo de 200ml de água mineral
Apenas oferecer as flores no vaso (dependendo do local da entrega, se for possível, tire a planta do vaso e plante, caso não seja viável, ofereça com o vaso)
regar com a água e acender as velas.
------------------------------------------------
OFERENDA 8
ELEMENTOS
24 margaridas amarelas
8 bananas descascadas (prata ou ouro) (só descasque na hora da entrega)
8 moedas douradas lavadas com sabão (podem ser de 10 centavos)
1 garrafa de água mineral de 500ml
mel para regar
8 velas amarelas (numeração baixa, para quimar rápido)
7 folhas de couve para forrar.
Arrumar as couves em círculo, com os cabos para fora, no centro colocar as
bananas também em círculo, contornar com 16 margaridas e colocar as 8 moedas
e as outras 8 margaridas no centro do círculo das bananas, ou seja,
no centro de tudo (no meio da oferenda) acender as velas em suportes, tipo
forminhas, esperar queimar e recolher.
--------------------------------------
OFERENDA 9
ELEMENTOS:
Fatias de mamão (firmes, não deve estar muito maduro) no mínimo 6.
200g de damascos ( em cima das fatias de mamão)
1 pacotinho de cravo da índia (também em cima das fatias)
mel ou melado de cana para regar todas as frutas
1 vela amarela
3 lírios brancos, colocados por cima de tudo.
folhas de couve para suporte.
---------------------------------------------
OFERENDA 10
ELEMENTOS
250g de arroz (pouco cozido, sem sal ou açúcar)
1 rosa amarela (cortada, deixe um pouco de cabo, para não despetalar)
mel ou melado de cana para regar
1 vela branca
1 copo de 200ml de água mineral (não regar a oferenda, e sim em volta)
1 a 2 folhas de couve para suporte.
Coloque o arroz na folha de couve e arrume a rosa no centro do arroz, regue com
mel ou melado, abra a água e derrame em volta da oferenda, fazendo um círculo,
por último, acenda a vela.
AS OFERENDAS PARA MAMÃE OXUM PODEM SER ENTREGUES À BEIRA DE RIOS,
CACHOEIRAS, LAGOS, JARDIM DE SUA CASA, EM SUA CASA, NUM LOCAL
LIMPO, FORRADO COM UM PANO BRANCO E RECOLHIDA AO LIXO COMUM NO TERCEIRO DIA. SE OFERECER EM CASA, TAMBÉM TENHA CUIDDO COM AS VELAS. É MELHOR ACENDÊ-LAS UMA DE CADA VEZ, AO DECORRER DOS 3 DIAS.

FONTE: OFERENDAS, POR CLAUDIA BAIBICH

35 comentários:

Anônimo disse...

Claudia na verdade e uma pergunta.me chamo Josy,ja fui em varios lugares,e cada lugar dizem uma coisa,agora por ultimo, dizem que sou de Oxossi mas quem manda na minha vida e Oxum apara e que a oferenda dela e no meio do mar.me ajude obrigado.

CLAUDIA BAIBICH disse...

Josy,
Para você saber quem é seu Orixá de cabeça, deve fazer o OBI, o mesmo deve ser feito por um SACERDOTE DE UMBANDA OU CULTO DE NAÇÃO. chamado de Babalorixá (homem) Ialorixá (mulher)ou Pai e Mãe de Santo.
Entretanto, para se fazer uma oferenda que nos conecta ao AXÉ (força do Orixá) não precisamos necessariamente, saber quem é o dono de nossa coroa, pode fazer as oferendas para todos os Orixás, pedindo com fé e recebendo de cada um a força específica do mesmo.
Procure um Terreiro legal, e fale com o dirigente, caso queira e precise saber que energia comnada sua vida,
Saudações
Claudia

Anônimo disse...

BOM DIA CLAUDIA BAIbich.
Carla,dizen no jogo que sou de iansã onira gostaria de saber ,se quando eu for faser uma oferenda para iansã se devo faser para aoxum tanbém,
SEM MAIS
DESDEJA AGRADEÇ.
CARLA

Sandra Regina disse...

Olá claudia, gostaria de parabenizá-la belo seu blog. é muito bem estruturado e o melhor de tudo é fonte de ajuda para muitos que como eu abraçaram a umbanda.

Felicidades.

Linda disse...

Oi Cláudia, minha dúvida é a seguite: fiz um ebó do amor para oxum (meu pedido ainda não foi atentedido), mas gostaria de saber se quando eu meu pedido for atendido se eu tenho que fazer alguma oferenda em agradecimento e qual devo fazer, e que cuidados tenho que tomar, pois não sou da religião mas tenho muita fé em oxum, e me foi dito em um jogo de cartas que ela é meu orixá.
E mais uma coisinha, me foi dito tbm que tenho comigo uma pomba gira sete saias, como devo lidar com isso ??
obrigada!!

Cabocla du Tropique disse...

Olá Claúdia, em primeiro lugar, amei seu blog, é maravilhoso, adorei suas receitas de oferendas, tão lindas!
Percebi que você sempre indica como lugares de entrega os lugares ao ar livre, na beira de lagos ou cachoeiras, mas para mim é impossível fazer nesses lugares, não moro no Brasil, moro em Amsterdam, então lhe pergunto se há algum problema em fazer na minha casa no quintal ou no meu altar mesmo.
Desde de já agradeço sua atenção.
Paz e Luz!
Bjos!

CLAUDIA BAIBICH disse...

Obrigada pelas visitas.

Não há problema em fazer e deixar seu amalá em casa. Ao fim do terceiro dia, pode jogar fora como lixo orgânico convencional. Apenas cuidado com velas, ok?

Um abraço e que Mamãe Oxum te abençoe.

CLAUDIA BAIBICH disse...

Olá Linda

Os cuidados devem ser os mesmos para todas as oferendas.

Quem pode ver corretamente seu Orixá é um Pai ou Mãe de Santo, através dos Búzios, Obi, revelação pelos Guias deles, entre outros métodos.

A Pomba Gira Guardiã Sete Saias é uma querida entidade e ajuda muito a vida de seus protegidos, especialmente no amor.

Mesmo que não seja a sua Guardiã pessoal, pode ajudá-la. ( ver oferendas para Sete Saias no meu blog http://wwwpombagira.blogspot.com

Axé
Claudia

CLAUDIA BAIBICH disse...

Perdoe-me...

Você pode fazer sua oferenda à Mamãe Oxum pedindo ou agradecendo, mas não é obrigada a isso.

Anônimo disse...

Claudia, parabéns por tudo! Que você continue a ser essa pessoa iluminada!

Entrei para ver algumas oferendas de Oxum, para relacionar com a que me pediram... esclareceu minhas dúvidas!

Até mais,
Fernanda

Unknown disse...

Oi claudia,
Tenho uma floricultura e gostaria q Oxum me ajuda se nos assuntos financeiros,gostaria de fazer uma oferenda para ela,posso fazer dentro da loja?e se sim quantos dias pode ficar ali?como descarto depois?
Obrigada
Roberta

luzia disse...

Olá,claudia posso fazer esta oferenda,p/meu trabalho pois trabalho c/atendimento..e ñ estar indo bem..obs:posso colocar a oferenda dentro de casa?grata!!

Unknown disse...

Oi Cláudia!
Fiquei sabendo de uma oferenda para mamãe Oxum para atrair dinheiro nos negócios, a pessoa me disse que é para quebrar um ovo em um prato virgem e colocar moedas ao redor e pedir para mamae Oxum me retribuir. Só não sei quantos dias tenho que deixar a oferenda para depois descartá-la. Sabes me informar? No aguardo Roberta

michelle disse...

ola Claudia,na oferenda da Mãe oxum (10)diz q pode ser feita em casa.a minha duvida é saber se ela pode ser feita DENTRO de casa,porque tenhu uma cadela de estimação e ela fika do lado de fora,por favor me responda gostaria muito de saber com urgencia!
Obrigada MICHELLE

CLAUDIA BAIBICH disse...

Olá Michelle,
Pode ser feita dentro de sua casa e deixada num local (móvel) coberto forrada com uma toalha branca.
Podeficar no jardim de sua casa ou dentro.
Axé

michelle disse...

olá claudia queria agradecer pela resposta e parabeniza-la pelo blog,existem pais de santo q não gostam de passar as oferendas para nós,eles exigem q sejam feitas no terrero mas eu prefiro fazer sozinha!Mais uma vez agradeço
boa noite
axé!

APENAS IMAGENS disse...

Que a paz do Pai maior Oxalá esteja sempre presente na vida dos irmãos de fé!
Gostaria muitíssimo de saber se alguém conhece ou já ouviu falar de "OXUM TININ". Sou novo na doutrina e estou pesquisando a nossa Umbanda Sagrada.
Saravá!...

Unknown disse...

Olá Cláudia,

Primeiramente parabéns pelo site, eu simplesmente adorei.
Bom, eu freqüento uma casa de umbanda e me foi dito que tenho 2 orixás: oxum e Oxossi. Isso é possível ou eu entendi errado?!
E se estiver correta.. Quais os pontos positivos e negativos de se ter esses 2 orixás?
Um abraço e novamente parabéns!
Valquíria.

Flávia disse...

Cláudia,PARABÉNS pelo blog.É maravilhoso, como ele tem me ajudado!!!
Gostaria de fazer uma pergunta, tenho uma pessoa que cuida do meu santo"OXUM", queria saber se eu mesma posso cuidar e se eu tenho a mesma força que ela e se o Orixá aceitará da mesma forma?Pois ela ñ ensina. E quero saber tbém onde aprender que comida exata é a do meu Santo, tem algum livro q vc possa me indicar?Desde já agradeço a atenção e aguardo anciosa por resposta.Bjs, Flávia

Flávia disse...

Oi Claudia!
Gostaria de aprender mais sobre os Exus.Por favor me indique um livro. Obrigada, Flávia

Anônimo disse...

Olá Claudia, parabéns pelo blog, vc colocou na net algo q estava faltando, se pode fazer tudo de forma independente e ecológica. Gostaria q vc escrevesse oferendas para todos os orixás, pq os meus estão me pedindo para eu fazer sózinha, sem ir em terreiro, quero fazer para todos de uma vz, de modo simples e ecológico, pq eles me dizem q oq vale são os alimentos certos, o carinho no preparo, o local e o modo correto na entrega e o coração puro.
Obrigada!
bjs!

Lucas disse...

Claudia,

Queria fazer a oferenda numero 1, mas tenho dúvidas. Queria levar num pequeno rio de água limpa numa cidade próxima da minha, mas não se conseguirei ir, a chuva é muita e o acesso é difícil. É possível fazer em casa? Se sim, posso fazer no jardim? Como faço com a oferenda? Jogo fora depois de quanto tempo? Um abraço!

Anônimo disse...

oi querida,me chamo dalva e gostaria de saber sobre oxum bará ,ñ tenho certeza ser esse nome .eu sou filha dessa oxum e ando tendo muitas visões.e tem mais a minha mais de santo a proveita das visãos dizendo que ela é ver tudo .ela fala prara as outras pessoas.

Anônimo disse...

Que tipo de oferenda para Oxum devo fazer? Você deu dez exemplos, mas como devo saber qual preciso dar? Agradeço a resposta. Seu trabalho é excelente! Parabéns!

Abraço grande!

Anônimo disse...

ola bom dia claudia baibich.
estou atualmente numa luta contra um mulher nao para de fazer reforco para segurar uma pessoa que e do meu caminho.quando comeca ele aproximar para voltarmos ela puxa.o que devo fazer.obrigada

Anônimo disse...

bom dia,gostaria de saber sobre a oferenda 5,se é possivel eu substituir as margaridas brancas por rosas amarelas?
e é possivel eu fazer essa oferenda dentro da minha casa em meu quarto?
pois é impossivel eu ir à beira de um rio.
obrigada.
por favor me responda.

CLAUDIA BAIBICH disse...

Pode deixar a oferenda em casa, em local que só vc use, como seu quarto (apenas se dormir sozinha).
Ou no jardim ou varanda de sua casa, (sacada de aptos tb pode).
Conte o dia em que fez como primeiro e no terceiro seguinte, coloque na natureza, apenas o que for organico.
Copos e louças devem ser lavados e guardados.
O ideal é usar louças próprias, no caso de Oxum, pode ser branca, branca com amarelo ou branca com azul.
O ideal ainda é oferendar à Mamãe Oxum, em cachoeiras e rios.

Quanto à falta de sorte no amor, por ser filho de Oxum, normalmente relaciona-se ao fato de um filho(a) de Oxum ser muito dedicado e romântico, e as vezes decepciona-se com a falta de reciprocidade no mesmo nível de entrega.

Obrigada pela visita.

CLAUDIA BAIBICH disse...

Quanto à substituição acima (5) ok.

CLAUDIA BAIBICH disse...

Oferendas para Iansã Onira podem e devem ser entregues em cachoeiras ou rios.
Não há necessidade de se fazer uma Oferenda à Iansã e outra à Oxum.
Na Oferenda à qualquer qualidade de Iansã, se for entregue nos domínios de Oxum (rios cahoeiras) pode acender uma vela amarela,azul clara ou branca, antes de arriar, saudando primeiramente à Oxum.

CLAUDIA BAIBICH disse...

O tipo de Oferenda à fazer, quando vc decide isso por conta própria, deve ser a mais simples de executar e sempre são melhores entregues na natureza.

CLAUDIA BAIBICH disse...

As Oferendas para Oxum que objetivam prosperidade, podem ser arriadas no local (comércio, empresa, etc) caso seja empregado, entregue na natureza.
As deixadas no ambiente, devem ser entregues na natureza no terceiro dia.

CLAUDIA BAIBICH disse...

Olá Valks
Todos temos na Umbanda um Orixá de Frente e o segundo Orixa.
No Candomblé pode-se saber a ordem de todos os Orixás que nos regem.

CLAUDIA BAIBICH disse...

Flávia,
Os Orixás são vistos e cultuados de forma diferente na Umbanda e no Candomblé.
Se vc não é iniciada em nenhum dos dois, fica complicado zelar diretamente pelo seu Orixá.
Axé.

CLAUDIA BAIBICH disse...

O nome correto é Oxum Apará, que é uma qualidade de Oxum cultuada nos Candomblés.

Unknown disse...

Claudia amei seu Blog,vc está de parabéns.
Eu gostaria de saber sobre as obrigações de Abaluaê.
bjssssssssssss