domingo, 14 de março de 2010

YAJNA

Yajna - (sânscrito) "Culto; sacrifício." .

É um dos conceitos mais centrais do hinduísmo, significando sacrifício e entrega por meio de atos cultuados e cultivados no interior do ser e no exterior, em forma de oferendas.

Sendo a forma de adoração ritual especialmente predominante nos tempos Védicos, em que oblações - grãos, especiarias e madeiras exóticas eram oferecidos em uma fogueira de acordo com as instruções escriturais enquanto mantras especiais eram cantados.

O elemento fogo, Agni, é reverenciado como o mensageiro divino que carrega oferendas e orações aos deuses.
Os textos sagrados descrevem vários tipos de ritos yajna, alguns tão elaborados como as exigência dos sacerdotes.
Os Yajnas principais são realizadas em grandes rituais chamados yagasala.
Os Yajnas domésticos, previsto no Sastras Grihya, são realizados no complexo da família ou pátio.
O Yajna requer quatro componentes, nenhum deles pode ser omitido:

*dravya, a substância sacrificial;
*tyaga, o espírito de sacrificar tudo a Deus;
*devata, os seres celestiais que recebem o sacrifício,
*mantra, a palavra que habilita ou o cantar.

Apesar de adorar puja (em templos com água, luzes e flores) tem substituído as yajna, esse rito antigo ainda continua, e sua formação especializada sacerdotal é feita em escolas na Índia.
Yajnas de grande escala são executadas em ocasiões especiais, rogando a Deus para chover durante a seca, ou para a paz durante a guerra civil sangrenta.
Mesmo nos templos, o yajna tem seu equivalente no Agamic agnikaraka, o HOMA ou cerimônia Havana, realizada em um poço do fogo (homakunda) em um mandapa exterior de um templo como parte dos ritos puja elaborado.

Os cinco Yajnas diários:
panca Mahayajna, do chefe da família (descritas no Sastras Dharma) assegurar a oferta de rishis, ancestrais, deuses, animais e homens.
Eles são os seguintes:

- Brahma yajna - (também chamado de Veda yajna ou rishi yajna) "Homenagem aos videntes." Realizado através do estudo e ensino dos Vedas.

- Deva yajna - "Homenagem aos deuses e elementais."
Reconhecendo a dívida para com a natureza, consiste em oferecer grãos cozidos no fogo.
Surya Yajna (para Sol) Soma Yajna (para Lua) Mangal Yajna (para Marte) Budh Yajna (para Mercúrio) Guru Yajna(para Júpiter) Shukra Yajna (para Venus) Shani Yajna (para Saturno) Rahu Yajna

Pitri yajna - "Homenagem aos antepassados:
Consiste em oferecer bolos (Pinda) e água para a linha de família e os progenitores da humanidade. - bhuta yajna

- Yajna bhuta - "Homenagem aos seres".
Consiste em colocar ofertas de alimentos no terreno ou jardim de casa, destinados a animais, pássaros, insetos e os seres dos mundos invisíveis. ( "Deixe-o delicadamente no terreno [de alimentos] para cães, párias, svapachas, os doentes de pecados, corvos e insetos" Manu Dharma Sastras 3,92).

- Yajna manusya - "Homenagem aos homens."Alimentando os hóspedes e os pobres, os sem-teto. Yajna Manusya inclui todos os atos de filantropia, como o dízimo e toda a caridade.

O Veda Yajna é realizado pela manhã.
Os outros quatro Yajnas são realizados pouco antes de tomar uma refeição do meio-dia.
Místicos alertam que todas as ofertas devem ser temperadas no fogo do kundalini através do poder de sacrifício interior para ser verdadeiro e valioso, como o fogo da consciência é necessária para impressão indelével idéias e conceitos elevados na mente e no coração.
Os Vedas dizem que um homem não pode realizar nenhum sacramento védico ou ritual se ele se torna viúvo. Um homem pode realizar sacrifício védico apenas se tiver sua esposa ao seu lado.

Nenhum comentário: