sábado, 27 de agosto de 2011

Rito Maçom Escocês Antigo e Aceito

De origem operativa, praticado também pelos integrantes da Grande Loja dos “ Modernos “ de Londres e pela Grande Loja Geral Escocesa, em Paris. A Grande Loja Geral Escocesa de Paris, em 1804, uniu particularidades do Rito Antigo Aceito, com a natureza hebraica do Rito de Perfeição e organizou um novo ritual para os graus ditos simbólicos do Rito Escocês Antigo e Aceito. O Rito Escocês Antigo e Aceito ou R.·.E.·.A.·.A.·. é um Rito dentro da Maçonaria, que deriva do Rito de Heredom e da época da fuga dos Cavaleiros Templários para a Escócia. Ligados ao Antigo Testamento e à lenda de Hiram (lenda base da Maçonaria simbólica), julga-se que alguns dos ritos descritos eram praticados por outras ordens secretas existentes em França, como os Martinistas, na Alemanha, como os Illuminati ou os Rosa-Cruz, e na Escócia, como os Templários (estes refugiados nesse país depois da sua perseguição nos Grêmios ou Lojas da classe profissional dos Pedreiros Livres aí existentes). O rito é composto de três graus simbólicos e trinta filosóficos. Os graus referidos como Filosóficos, são graus elevados e em número de trinta, onde a filosofia e a moral são estudadas simbolicamente, em cada grau, com lendas ou mitos a estes associados. Os graus elevados Filosóficos são geridos por vários Supremos Conselhos, que têm como objectivo manter a uniformidade mundial dos rituais e dos métodos utilizados.

O termo "escocês" tem deixado dúvidas quanto à origem do Ritual. Muita gente acredita que, pelo seu nome, ele surgiu na Escócia. Outros acreditam ainda que os principais de seus graus só podem ser auferidos naquele país.

Na realidade as primeiras referências a este Ritual aparecem na França e os seus registros são franceses. Tudo ocorreu porque no final do século 17, vários maçons escoceses fugiram para a França em virtude de uma série de convulsões sociais que aconteceu nas Ilhas britânicas. Certamente que o tipo de cerimonial que utilizavam durante as reuniões que praticaram ficou definitivamente marcado como Ritual dos Escoceses ou Rito Escocês.
http://pt.wikipedia.org


ORIGEM DOS RITUAIS DO RITO ESCOCÊS
As origens históricas deste ritual pode ser seguido através da Loja-Mãe de Kilwinnig nº 0, o mais antiga Loja maçônica da Escócia, provavelmente fundada em 1138, ano de construção da primeira igreja da cidade, e estabelecida nos termos em estatuto definitivo em 1598.
O Rito Escocês é a formas mais antigas praticado nas loja operativa, e seus rituais foram transmitidos sem nenhuma alteração até 1890. A partir deste anos sofreu pequenas alterações. A versão atual praticado em todos os paises é de 1969. Durante muitos séculos cada loja transmitia os rituais através da tradição oral, a forma histórica de transmissão de rituais e catecismos entre lojas operativa. Na verdade, mantém a pureza do ritual maçônico da maçonaria medieval. Seus rituais combinam a tradição cristã “Ex Deveres ou Old Charges”. Este rito manteve a tradição de trabalhar nos 4 graus simbólicos, ou seja, 3 da maçonaria azul e um de Marca como era na época operativa sem introdução de outras culturas maçônicas na estrutura de seus graus. Diferentimente da tradição especulativa que nasceu na Grandes Lojas de Londres, em 1717, manténs no mais puro mistério de simbolismo cristão-operativo. Ao contrario dos maçons Franceses e Ingleses, os Escoceses, mantiveram-se unidos na cultura e tradições de seu país, conservando os antigos mistérios e alegorias em sua essência.
Atualmente, o Rito é praticado em outros paises como a Inglaterra, França, Espanha e Portugal. É um ritual absolutamente regular, reconhecido não apenas pela Grande Loja da Escócia, mas também pela Grandes Lojas Unidas da Inglaterra (United Grand Lodge of England).

Nenhum comentário: