quinta-feira, 28 de outubro de 2010

SAMHAIM



Samhaim (em irlandês Samhain, gaélico escocês Samhuinn, manês Sauin e em gaulês Samonios)
O Samhain, que pronuncia-se "sou-en" marca o início da estação do inverno.
A Deusa da Agricultura cede o seu poder à Terra ao Deus Cornífero da Caça.
Os férteis campos do verão cedem lugar às florestas nuas.
É celebrado no dia 31 de outubro no hemisfério norte e 30 de abril no hemisfério sul. Essa diferença existe porque as estações são invertidas de um hemisfério para o outro. Esta data marca o início e o fim do calendário Celta (ano-novo).
É a celebração céltica do finados , é uma noite de morte e ressurreição, dia em que se abrem os portais que nos separam do mundo dos mortos.
Temos a chance de vivenciar outras dimensões e falar com nossos antepassados.
É o sabbath que nos traz os ventos gelados do sul, indicando-nos o caminho da introspeção criativa, época em que a natureza começa a se recolher devido aos rigores climáticos.
As sociedades pagãs européias celebravam, nessa época, o nascimento da Criança Prometida, ou o Deus Solar, filho da Deusa Tríplice, que nascia nessa longa noite simbolizando que no auge da escuridão renascia a semente da luz, que passaria a crescer até que o verão chegasse novamente.
A mitologia também dizia que esse Deus era filho dele mesmo - um mistério - e que ele seria sacrificado e seu corpo ceifado seria o pão que alimentaria os homens para lhes dar vida.
A criança da Promessa, o Deus Solar que cresceria para ser sacrificado em prol de todos.
A tradição céltica diz que todos os que morrem a cada ano devem esperar até Samhain antes de atravessar para o mundo do espírito, ou o País do Verão, onde começarão suas novas vidas.
Nesse momento de travessia, podem aparecer os gnomos e fadas, os espíritos de ancestrais que ainda têm tarefas por concluir neste mundo.
Alguns ajudarão os mortos recentes a deixar o nosso mundo e ingressar no próximo; outros poderão vir para brincar e fazer travessuras.
Toda vida e morte humana é parte do grande intercâmbio entre os mundos da natureza e do espírito.
Um antigo costume de Samhain na Bélgica era o preparo de "Bolos para os Mortos" especiais (bolos ou bolinhos brancos e pequenos).


OFERENDAS
Comia-se um bolinho para cada espírito de acordo com a crença de que quanto mais bolinhos alguém comesse, mais os mortos o abençoariam.
As sacerdotisas também deixavam "bolos de alma" (iguarias feitas com ingredientes considerados mágicos) para os ancestrais mortos, um costume que se transformou na oferta de refeições ao sem-lar e aos viajantes que se perdem nessa noite.
Acreditava-se que se as oferendas e os sacrifícios  não fossem feitos de modo correto, os espíritos dos mortos se aproveitariam da "abertura na costura"  ( um conceito primitivo sobre os portais dimensionais) entre os mundos para vir causar danos ou maldades aos vivos.

Samhain é um tempo para a reflexão, no qual olhamos para o ano mágico que passou e estabelecemos as metas para nossa vida no ano que entra.


CELEBRAÇÕES
Para celebrar esse anoitecer mágico acendiam-se fogueiras nos sidh, ou colinas encantadas, nas quais os espíritos residiam.
Aí moravam os espíritos dos ancestrais e deuses vencidos dos períodos mais remotos da história e da mitologia Céltica.
Mas sem sombra de dúvida a prática mais famosa do Samhain é o Jack O'Lantern (máscaras de abóboras), que sobrevive até hoje nas modernas celebrações do Halloween.
Vários historiadores atribuem suas origens aos escoceses, enquanto outros lhe conferem origem irlandesa.
As máscaras eram utilizadas por pessoas que precisavam sair durante a noite de Samhain. As sombras provocadas pela face esculpida na abóbora tinham a virtude de afastar os maus espíritos e todos os seres do outro mundo que vinham para perturbar. Máscaras de abóboras também eram colocadas nos batentes das janelas e em frente à porta de entrada para proteger toda a casa.
Uma das tradições mais comuns praticadas pelos Celtas era a de colocar várias maçãs em um grande barril com água. As mulheres solteiras  se reuniam em volta do barril, e a primeira que conseguisse pegar uma das maçãs seria a primeira a casar no próximo ano.
Na Escócia, colocavam-se pedras entre as cinzas da lareira, deixando-as "descansar" durante a noite. Se alguma pedra fosse descoberta durante a noite, representaria a morte iminente durante o próximo ano de um dos moradores da residência.
O costume norte-americano de vestir-se com trajes típicos e sair pelas casas dizendo Trick or treating (Gostosuras ou Travessuras), nas noites de Halloween, é de origem céltica, o costume não era relegado às crianças, mas sim aos adultos.
Em tempos ancestrais, as pessoas  iam cantando cânticos da época de casa em casa e eram presenteadas com agrados pelo seus habitantes. O Treat (presente) também era requerido pelos espíritos ancestrais nessa noite através de oferendas.


As oferendas no Samhain, praticadas pelos simpatizantes não iniciados em tradições pagãs,  são colocadas nas bases de árvores no dia 31 de outubro e incluem bolinhos, pães, doces e balas, sucos de frutas, água, frutas, especialmente as maçãs, nozes, avelãs e amêndoas.


Essas oferendas são dedicadas às almas ancestrais (antepassados e às demas almas).
Os deuses tradicionalmente  louvados nesse dia são Morrigan e Don.
As ofertas aos deuses e às bruxas e bruxos ancestrais incluem práticas de conhecimento teórico (evocações e recitações) bem como prático (a organização do espaço litúrgico, interno ou externo, em bosques e florestas).
A noite ainda retém esse ar ameaçador, mas a maioria das Bruxas não a vê tanto como uma ameaça de ancestrais infelizes do que como a chegada das potências de destruição: fome, frio, tempestades de inverno.

Nenhum comentário: