quinta-feira, 4 de novembro de 2010

OFERENDA TAOÍSTA

Altar taoísta
O Altar é o centro de um templo taoísta, onde são reverenciadas as divindades. Nele predominam as cores vermelho, amarelo e dourado, simbolizando a consciência iluminada. Ele pode ter selos que possibilitam a conexão com uma divindade ou a imagem humana da divindade.
Além das representações das divindades, o altar também acolhe várias oferendas e outros elementos. Todo este conjunto harmônico, reflete nossa verdadeira identidade: uma consciência pura, livre de apegos, e repleta de energia. Em respeito ao altar, é necessário manter silêncio e nunca comer no templo.


Oferendas ao Altar
As oferendas têm um papel muito significativo no caminho espiritual taoísta. Elas são gestos visíveis que demonstram nossos sentimentos invisíveis, estabelecendo uma conexão entre o mundo concreto e os aspectos sutis da vida. Quando a oferenda é sincera, yin e yang são fundidos em uma ação plena e autêntica, contribuindo para a restauração do estado de unidade do praticante.
As oferendas ao altar são feitas pelos iniciados e freqüentadores dos Templos, como forma de demonstrar respeito e gratidão às divindades superiores, desapego e desprendimento dos valores materiais, além da dedicação ao caminho de transformação espiritual.
Há várias oferendas no altar taoísta. Elas são compostas por:
Incenso - simboliza a transcendência e dissolução do ego, correspondendo ao conceito de Wu Wei (ação não-intencional);
Flores - simboliza a vida e corresponde ao conceito de Dzé Zan (natureza e naturalidade);
Frutas - simbolizam o desapego e desprendimento em relação aos valores materiais;
Água ou Chá - simbolizam a purificação e remoção dos apegos, correspondendo ao conceito Chin Jin (Transparência e Pureza);
Velas - simbolizam o encontro de nossa Consciência com a Consciência Sagrada, correspondendo ao conceito Suen Hua (Transformação Natural).


Faça a sua oferenda
Para participar dos rituais, faça a sua oferenda espontânea, como preferir:
alimentos não perecíveis, roupas ou brinquedos (destinado a entidades assistenciais)
flores e/ou frutas (para os altares da Sociedade Taoísta),
envelope vermelho (contribuições em dinheiro para o Templo),
insumos e produtos (material de escritório, copa, limpeza, etc), ou
o que o seu coração pedir!


A prática da Oferenda
O taoísta, em seu dia-a-dia, busca as práticas da doação, devoção e transformação de si próprio. Dentre elas, a prática da doação tem um papel de grande destaque, em virtude das condições sociais e econômicas em que vivemos.
Em uma sociedade que valoriza a posse e o individualismo, acentuam-se as disputas pelas condições mais vantajosas, o egoísmo e a desigualdade social. Nestas condições, brotam fartamente as sementes da discórdia e da insatisfação.
A prática da oferenda, ou doação, dentro deste contexto, ajuda a cultivar o desapego, o despojamento e a solidariedade, elementos fundamentais para nos libertarmos dos padrões egocêntricos que provocam enormes desarmonias sociais e individuais.
Dentro do Taoísmo, a ação corresponde ao visível, enquanto o sentimento pertence ao mundo do invisível, em nossas vidas. A oferenda ou doação, enquanto prática espiritual, deve estabelecer uma correspondência entre o gesto e o sentimento. Um gesto sem sentimento é vazio. E o sentimento sem o gesto é incompleto.
Desta forma, através da doação, podemos exercitar na prática a integração dinâmica entre yin e yang: o sentimento conferindo vida, sentido e autenticidade à nossa ação; o gesto, concretizando aquilo que há de genuíno em nosso sentimento.
Praticada desta forma, a oferenda é uma chance de experimentarmos a correspondência entre o visível e o invisível, entre o gesto e o sentimento, entre yin e yang. É mais uma chance de cultivarmos a integridade e a plenitude em nossas vidas!
Há várias formas de praticar a doação em nossas vidas. Também há várias formas de praticar a doação nos Templos.


Para saber mais http://www.taoismo.org.br/stb/modules/dokuwiki/doku.php?id=doacao

Nenhum comentário: