terça-feira, 5 de julho de 2011

GANESH Festival Chaturthi - Aniversário do Senhor Ganesha

Em 11 de setembro de 2010,
Os dez dias de festival Ganesh Chaturthi, (também conhecido como 'Vinayak Chaturthi' ou 'Vinayaka Chavithi'), é comemorado pelos hindus em todo o mundo como o aniversário do Senhor Ganesha, o elefante-dirigido filho de Shiva e Parvati.
Lord Ganesha é adorado como o deus da sabedoria, prosperidade e boa sorte.
Ele é o Senhor de sucesso e destruidor dos males, a vaidade, egoísmo, orgulho e obstáculos e também é adorado como o deus da educação e do conhecimento.
Na verdade, Ganesha é uma das cinco divindades principais hindus (Brahma, Vishnu, Shiva e Durga sendo os outros quatro), cuja idolatria é glorificado como o Puja Panchayatana.
Ganesha é a personificação do universo material em todas as suas diversas manifestações .
Imagem do site
http://www.tribuneindia.com
 O festival é observado no mês do calendário hindu de Bhaadrapada, a partir da Chaturthi Shukla (quarto dia do período de lua crescente).
A data geralmente cai entre 20 de Agosto e 15 de Setembro.
As comemorações duram 10 dias, terminando em Anant Chaturdashi (décimo quarto dia do período de lua crescente).
Embora comemorado por toda a Índia, Ganesh Chaturthi é o mais elaborado em Maharashtra, Goa (maior festival de Konkani pessoas em todo o mundo), Gujarat, Orissa, Karnataka, Tamil Nadu e Andhra Pradesh.
Fora da Índia, é amplamente comemorado no Nepal e por hindus Tamil no Sri Lanka.
Os devotos de Ganesha são conhecidos como "Ganapatyas.

Ganesha e seus Símbolos

Ganesha - o deus-elefante montando um rato - tornou-se um dos mnemônicos mais comum para qualquer coisa associada com o hinduísmo.
Isto não só sugere a importância de Ganesha, mas também mostra o quão popular e difundida esta divindade está na mente das massas.
A cabeça de Ganesha simboliza o Atman ou a alma, que é a suprema realidade suprema da existência humana, e seu corpo humano representa Maya, ou a existência terrena dos seres humanos.
A cabeça de elefante indica sabedoria e seu tronco representa OM, o símbolo do som da realidade cósmica.
Na mão direita superior Ganesha tem um aguilhão, que o ajuda a impulsionar a humanidade em frente no caminho eterno e eliminar os obstáculos do caminho. A corda na mão esquerda de Ganesha é um delicado instrumento para captar todas as dificuldades.
A presa quebrada de Ganesha, que tem como uma caneta na mão direita inferior é um símbolo de sacrifício, que partiu para escrever o Mahabharata .
O rosário na mão de outros autores sugere que a busca do conhecimento deve ser contínuo. O laddoo (doce) que detém no seu tronco indica que é preciso descobrir a doçura do Atman. Seus ouvidos fã-como saber que ele é todo ouvidos para a nossa petição.A serpente que corre em volta de sua cintura representa a energia em todas as formas. E ele é humilde o suficiente para montar a menor das criaturas, um rato.

Origens e Lendas
Imagem site http://www.indianholiday.com/india-photo-gallery/mumbai/festival-2.html

A origem do festival está nas Sagradas Escrituras que narram a história de Ganesha.
Lord Ganesha (ou Ganapati) (o nome significa "Senhor [isha] ou [pati] de Shiva hosts [Gana]") foi criado pela deusa Parvati, consorte de Shiva.
Segundo a lenda, Shiva, o deus hindu da resolução, foi afastado em uma guerra. Sua esposa Parvati, queria tomar banho e ter ninguém para vigiar a porta de sua casa, concebeu a idéia de criar um filho que pudesse protegê-la. Parvati criou Ganesha para fora da pasta de sândalo que ela usou para o banho e deu vida a figura. Ela, então, colocá-lo para montar guarda à sua porta e deu-lhe instruções para não deixar ninguém entrar.
Entretanto, o Senhor Shiva retornou da batalha, mas como Ganesha não o conhecia, parou de entrar na câmara de Shiva Parvati.
Shiva, furioso pela insolência de Ganesh, pegou seu tridente e cortou a cabeça de Ganesha.
Parvati saiu para encontrar Ganesha decapitado e enfureceu-se.
Ela assumiu a forma da Deusa Kali e ameaçado de destruição para os três mundos do Céu, da Terra e da terra subterrâneos.
Ao vê-la neste estado de espírito, os outros deuses estavam com medo e Shiva, na tentativa de pacificar Parvati, enviou seus Ganas, ou hordas, para encontrar uma criança cuja mãe estivesse negligente, cortou sua cabeça e a levou rapidamente . A primeira coisa viva que encontrou foi  um elefante, e o mesmo estava voltado para o norte (sentido auspiciosa associados à sabedoria).
Assim trouxeram a cabeça do elefante e Shiva colocou o corpo do filho de Parvati e soprou a vida nele.
Parvati ficou muito feliz e abraçou seu filho, o menino com cabeça de elefante que Shiva chamado Ganesha, o senhor de seu ganas.
Parvati ainda estava muito triste, assim Shiva anunciou que todos adorassem Ganesha antes de qualquer outra forma de Deus.
Assim, Ganesh é adorado primeiro em todas as ocasiões e festivais hindus.
Ganesha é amplamente adorado por toda a Índia como o removedor de obstáculos.

No entanto, há uma outra história menos popular de sua origem, encontraram na Vaivarta Brahma Purana: Shiva Parvati pediu para observar o Punyaka Vrata, durante um ano para apaziguar Vishnu, a fim de ter um filho.
Quando um filho nasce com ela, todos os deuses e deusas reunidos para alegrar no seu nascimento. Senhor Shani, o filho de Surya (deus-sol), também estava presente, mas ele se recusou a olhar para a criança.
Perturbado com este comportamento, Parvati perguntou-lhe a razão, e Shani respondeu que seu olhar para o bebê iria prejudicar o recém-nascido.
No entanto, por insistência de Parvati quando Shani olhou o bebê, a cabeça da criança caiu imediatamente.
Todos os deuses começaram a lamentar, quando então Vishnu correu para a margem do rio Pushpabhadra e trouxe de volta a cabeça de um elefante jovem, e juntou-lo para o corpo do bebê,
assim, revivendo-a.

CELEBRAÇÕES

Dois a três meses antes de Ganesh Chaturthi, imagens de barro do Senhor Ganesha são feitas para venda por artesãos especialmente qualificados.  Eles estão muito bem decorados e retratam Lord Ganesha em várias poses.

Ganesh Chaturthi começa com a instalação dessas estátuas de Ganesh nas casas e em tendas ao ar livre para que as pessoas vejam e prestem suas homenagens.
As estátuas são colocadas em estruturas temporárias especialmente construídas, Mantapas (Pandals), em cada localidade.O Mantapas são construídos pelo povo ou de uma sociedade específica ou localidade ou grupo através da recolha de contribuições monetárias.
O Mantapas são decorados especialmente para o festival, usando itens de decoração, como guirlandas de flores, luzes, etc ou decorações baseadas tema, que retratam temas religiosos ou eventos atuais.

O sacerdote, geralmente vestido com um dhoti seda vermelha e um xale, invoca a vida no meio ídolo do canto de mantras. Este ritual é chamado de "pranapratishhtha". Após esta segue o 'shhodashopachara "(16 maneiras de pagar tributo).
Faz-se uma oferenda com coco, açúcar mascavo, 21 'modakas "(preparadas com farinha de arroz), 21' durva" (trevo) lâminas e flores vermelhas.
O ídolo é ungido com um ungüento vermelho ou pasta de sândalo (rakta chandan). Durante a cerimônia, os hinos védicos do Rig Veda e Atharva Ganapati Upanishad Shirsha, e Ganesha stotra do Narada Purana são cantados.

Quebrar um coco em templos hindus - especialmente em templos dedicados ao Senhor Ganesha - e antes de eventos auspiciosos e novo começo é considerado altamente benéfico no hinduísmo.
A oferta de um coco é uma oferta comum para uma divindade da religião Hindu e mais tarde é distribuído como 'prasad'.

A razão mais importante para a oferta de coco de acordo com hindus acreditam que é que é a coisa mais pura que um ser humano pode oferecer a uma divindade.
A água e os grãos brancos no interior do coco é a única oferta que não adulterada faz um devoto do Senhor.
Ele não é poluído como ele permanece coberto pelo escudo exterior duro até que ele é oferecido a Deus.
Lord Ganesha é a divindade invocada antes de qualquer acontecimento auspicioso ou novo começo.
O coco é um dos alimentos favoritos de Ganesha. Esta é uma razão porque o coco é quebrado durante housewarming, após a compra de veículo novo, etc
Em seguida, a quebra do coco simboliza a ruptura do ego. O coco representa o corpo humano e perante o Senhor é quebrada - quebrando o "aham" ou o ego e simbolicamente total entrega e fusão com o Brahman - a alma suprema.
Além deste, há outro significado simbólico para os inúmeros coqueiros.
A maioria deles gira em torno de sua aparência, como os três olhos do coco representam os três olhos do Senhor Shiva.

Durante 10 dias, a partir Bhadrapad shudh Chaturthi ao Chaturdashi Ananta, Ganesha é adorado.
No dia 11, fogos de artifício são deixados fora, e as enormes estátuas de Ganesha são realizadas as ruas em grandes procissões acompanhadas pelo som de canções devocionais e bateria.

Após a oferta final de coco, flores e cânfora é feita, as estátuas ficar imerso em um rio ou do mar, simbolizando um ritual de ver-off de Lord Ganesha em sua jornada rumo a sua morada em Kailash enquanto leva consigo os infortúnios de todos os o homem.
Hindus devotos indianos usam cordas para puxar uma grande estátua do elefante-dirigido deus hindu Ganesh antes de introduzi-lo no Mar Arábico, no último dia do festival de Ganesh Chaturthi em Mumbai, Índia, quinta - feira, 3 de setembro de 2009.
Todos os anos milhões de devotos de Ganesha mergulham nos oceanos e rios no dia dez festival Ganesh Chaturthi, que celebra o nascimento de Ganesh. Durante a procissão final  os devotos clamam "Ganapathi Bappa Morya, Purchya Varshi Laukariya" (O pai de Ganesha, venha de novo no ano que vem).
O festival de Ganesh Chaturthi é também um momento para todos os tipos de atividades culturais como músicas, dramas, filmes, etc, bem como as atividades da comunidade, como check-up médico gratuito, campos de doação de sangue, a caridade para os pobres, etc.

Imagem site
http://www.sailusfood.com
AS OFERENDAS
Há uma variedade de doces feitos nesta ocasião, com o mais popular é Modak (ou "Modakam" no sul da Índia).

Modak
Considera-se  a sua comida favorita e, portanto, também é conhecido como modakapriya. Ganesh cerimônia de adoração (puja), por vezes, termina com uma oferta de Modaks à divindade.
É um bolinho doce popular na Europa Ocidental e Sul da Índia.É chamado de "modak" em Marathi, "modhaka" no canada ", ou" kozhakkattai "em Tamil e" kudumu "em Telugu. O recheio doce é feito de coco e açúcar mascavo, enquanto a casca é de piso de arroz.  O bolinho pode ser frito ou cozido no vapor.
A versão no vapor é comida quente com ghee.

Laddoo (Laddu)
É um doce popular em vários países do sul da Ásia, como Índia, Paquistão, Nepal e Bangladesh.
Muitas vezes, é preparado em festivais ou eventos domésticos, tais como casamentos e nascimentos ou dado como prasad em templos hindus. É feito de farinha e uma variedade de outros ingredientes formado em bolas.
Uma das primeiras menções de laddu está em um manuscrito do século XII guzerate. O laddu ou laddoo pode ser feita de farinha de grama (besan), sêmola (Rava ou sajjige no canada), flocos de trigo, e muitas outras farinhas. Também é um apelido comum para os povos doce e amável.

Moong Dal Ka Halwa
Vários tipos de halva da Índia são diferenciados pela região e os ingredientes de que eles estão preparados. Os mais famosos incluem sooji halva (semolina halva), aate ka halva (halva trigo), moong dal ka halva (halva moong), gajar halva (halva cenoura), halva Dudhi, chana daal halwa halwa (grão de bico), e Satyanarayan (variação de suji halwa, com adição de traços detectáveis de banana), halva kaju (caju halva porca).
Moong Dal Halwa é uma sobremesa tradicional à base de leite e as lentilhas amarelas e originário do Estado de Rajasthan no noroeste da Índia. É uma sobremesa de grampo que é preparada durante a ocasião de diversos festivais e outras celebrações, especialmente no inverno.

Angela Nilsson Angela Nilsson
Fontes:
http://hinduism.about.com/od/festivalsholidays/a/ganeshchaturthi.htm http://hinduism.about.com/od/festivalsholidays/a/ganeshchaturthi.htm
http://hinduism.about.com/od/lordganesha/a/ganesha.htm http://hinduism.about.com/od/lordganesha/a/ganesha.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Ganesh_Chaturthi http://en.wikipedia.org/wiki/Ganesh_Chaturthi
http://en.wikipedia.org/wiki/Modak http://en.wikipedia.org/wiki/Modak
http://www.hindu-blog.com/2008/03/why-do-hindus-break-coconut-in-ganesh.html http://www.hindu-blog.com/2008/03/why-do-hindus-break-coconut-in-ganesh.html

Nenhum comentário: