quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Panteão Egípcio


Amon

Um deus primordial, sua esposa é Mut e seu filho Khonsu.É representado por um homem, um homem com cabeça de animal, como ganso ou carneiro.



Anúbis, Anupe, Anpu, Inpu Foi inicialmete o deus protetor dos mortos e de suas tumbas. Atributo este transferido à Osíris, durante o Império Médio. Os registros mais antigos referentes a esse deus estão nos "Textos das Pirâmides". Anput em alguns textos é sua esposa. Em outros textos é definida como seu aspecto feminino, sendo então sua esposa a deusa Maat e seu filho é o deus Kebechet e sua mãe a deusa Néftis
A representação de Anubis é de um homem com cabeça de chacal preto. Era comum a presença de chacais nos cemitérios, daí a associação
Anúbis em sua relação direta com os mortos possuí os atributos de guiá-los ao além, onde serão julgados. Em tal julgamento o coração do morto é pesado e comparado o seu peso, com a "pena da verdade" que pertence à deusa Maat. Se o coração fosse mais leve que a pena, a alma poderia voltar para o corpo ou ter acesso ao paraíso. Caso contrário, o morto era devorado por um animal (crocodilo). Numa junção com o deus Hermes, passou a ser cultuado como uma nova divindade Hermanúbis.



Anuket, Anukel, Anukis deusa da água relacionada também com a sexualidade, esposa do deus khnum. Representada por uma mulher ou uma gazela. Foi asociada à deusa Héstia dos gregos.



Atum Atum-Rá, Tem ,Temu ,Tum, Atem ;deus supremo. Considerado um Num que personificou-se em Atum, um Néter assexuado, o líquido cósmico que deu origem a todo o universo. Esse processo de criação cósmica é planejado e ordenado.
Inicialmente é Num (o ser subjetivo não personificado), num processo volitivo de auto individualização, torna-se Atum (o ser objetivo e diferenciado). Atum origina o "Sol da Tarde" e quando retorna à sua essência primordial, torna-se Rá e dá continuidade a outras individualizações de si mesmo, (outros neteru), criando o "Sol da Manhã", o céu, a terra, separando-os e organizando-os. Após esse processo criativo inicial , retorna à sua unidade, sendo chamado de Atum-Rá.
Como Atum-Rá, cria deuses primordiais: Shu, deus do ar; Telfnut, deus da umidade; Geb deus da terra; Nut, deus do céu. Representado pela figura de um faraó.

Bastet Bastet, Bast, deusa egípcia da fertilidade e protetora das mulheres grávidas. Mesmo sendo uma deusa com atributo sobre o feminino, era uma deusa de origem solar. Foi associada à Atémis, pelos gregos, passando à ser considerada uma deusa da lua. Representada por um corpo feminino com a cabeça de uma gato ou por um gato.

Bes, um deus menor, o "bobo" dos deuses, deus da alegria.Representado por um anão, que por vezes está fazendo careta e com uma espécie de chocalho nas mãos. Parece ser uma divindade incorporada ao panteão egípcio. Tinha o poder de afugentar demônios, protegendo os recém- nascidos.

Shu, deus do ar seco, criado por Atun, o deus supremo.Sua esposa era sua irmã gêmea, a deusa Telfnut. Em algumas versões, Shu e Telfnut são irmãos dos deuses Geb e Nut, em em outras são seus pais.Nessa versão, Geb e Nut não seriam deuses primordiais, e sim a primeira geração de seuses não criados diretamente por Atim-Rá. Coube à Shu, a tarefa de separar o céu da terra. É representado por um homem pisando á terra(geb) e levando nut(céu), ou seja separando céu e terra.

Geb deus da terra e da morte , marido de Nut. Juntos são os pais de Osiris, Horus, Ísis, Seth e Néftis. Tinha o pode de aprisionar em suas entranhas os maus espíritos.
É o deus da matéria, da fertilidade, da agricultura. Representado por um homem com um ganso na cabeça.




Hapi Mu-Hapi,E-Kher Hapi era o deus do rio Nilo e do Sema-Taui, que significa a união do baixo e do alto Egito. Uma de suas representações era a de um homem com ventre feminino e seios e em sua cabeça um lótus ou um papiro. Podendo ainda ser representado por dois homens, um com o lótus e outro com um papiro em suas mãos.



Outra representação do deus Hapi é de um homem derramando água de um jarro ou levando bandejas com alimentos. Suas esposas eram as deusas Nekhbet e Uadjit.










Hator Mehturt, Mehurt, Mehet-Weret ou Mehet-uret deusa muito cultuada e importante com atributos muito positivos. Deusa do amor, da fertilidade, da maternidade, do parto, música, dança e beleza, sendo por esses atributos chamada: Senhora da Casa do Júbilo e Aquela que Preenche o Santuário com Alegria. Também ligada aos mortos, recebendo-os na outra vida. Representada por uma mulher que tem no alto de sua cabeça, um disco solar ladeado por chifres de vaca e por um uraeus. Também representada por uma vaca sagrada. É interpretada como mãe, esposa ou filha de Rá. Em alguns textos é a mãe de Hórus. Gregos e romanos associaram-na respectivamente com Afrodite e Vênus. Foi também chamada como "Dama do Sicômoro" (espécie de figueira) sendo também considerada deusa das árvores. Os sacerdotes e as sacerdotisas responsáveis pelos rituais de seu culto eram hábeis cantores e dançarinos. Hator, uma deusa de aceitação e adoração pela totalidade da população egípcia, tinha muitos festivais e templos. Em algumas versões, Hator é a esposa de Toth. Hator é uma deusa essencialmente positiva, sem aspectos negativos, exceto em uma versão em que a deusa Sekhemet é considerada um dos aspectos de Hator. Como deusa positiva, muitos outros atributos foram considerados de seu domínio. Foi cultuada ainda como Nebethetepet, a Senhora da Oferenda e Hesat, a ama de leite.



Heka principal divindade da magia. O nome desse deus significa"magia". Atuou em conjunto com os deuses Rá, Sia e Hu; sendo todos eles portadores de grande conhecimento e domínio sobre a magia. Seu atributo mais forte era sobre o poder de criar. Sendo muito cultuados e respeitados pelos sacerdotes egípcios.





Hórus, Heru-sa-Aset, Her'ur, Hrw, Hr ou Hor-Hekenu deus do céu, filho de Osíris. Era representado por um homem com cabeça de falcão. Seus olhos sim bolizavam o sal e a lua.
Hórus é segunda pessoa da "Tríade" egípcia, composta por Osíris, o pai, Hórus, o filho e Ísis, a mãe.
Osíris havia sido porto por Seth. Posteriormente Hórus mata Seth para vingar a morte do pai. torna-se então rei
Na luta contra Seth, Hórus perdeu uma das vistas, segunda as narrativas, o olho que representava a lua. Em substituição Hórus passou a usar um,,,,,,,






Ísis, Ast, Aset, Auset seguramente a deusa mais conhecida do panteão egípcio, assimilada e sincretizada com deusas de diversas civilizações antigas. Ísis foi cultuada Em Roma, na Grécia, na Gália, na Espanha, na Alemanha, na Arábia, Ásia Menor, Portugal, Irlanda, Grã Bretanha entre outros. Deusa do renascimento e da reencarnação.
Seus atributos incluiam: poder sobre a magia; fertilidade; geração e parto das crianças. Protetora de todos os oprimidos e sofredores da classes menos favorecidas, era também cultuada e adorada pelos opressores. Esposa e mãe modelo.
Filha de Geb e Nut, os deuses da terra e do firmamento respectivamente. Em uma narrativa Ísis teria ressuscitado Osíris, seu irmão e marido, após este ter sido morto por Seth. O mito da morte e ressureição de Osíre, por Ísis, era rememorado em festivais anuais.
Seu símbolo, o tiet ou tyet, chamado o "Laço ou Fivela de Ísis" era usado como amuleto e como ornamento de urnas funerárias. Um elemento importante em seu culto foi a rosa.
Em sua representação, foram acrescentados elementos da deusa Hator como os cornos de uma vaca, com o disco solar inscrito entre eles, o sistro sagrado e o colar símbolo de fertilidade "menat". Mas a representação mais fiel à deusa Ísis era uma mulher usando o simbolo Ankh com seu bebe no colo.





Khnum, Chnum, Knum, ou Khnemu deus cujo nome significa "O Modelador", Era o reesponsável pelas altas e baixas do rio Nilo. Em seu torno modelava a alma e o corpo dos homens. Sua representação é um homem com cabeça de csarneiro, em algumas vezes, tem uma jarra de água em cima dos cornos.




Maat, Maet deusa da verdade e aplicação da justiça. Filha de Há, o deus Sol, esposa de Tot, ou de Anúbis em algumas versões. A pena em sua cabeça era a medida para o julgamento dos mortos. Se o coração do morto pesasse mais que a pena, ele era condenado, se pesasse menos ou se igualasse, sua alma poderia voltar ao corpo ou partir para o paraíso.Esse julgamento acontecia no chamado Salão do Julgamento subterrâneo.A condenação do morto fazia com que o mesmo fosse entregue a Ammit, o devorador dos mortos.
Sua representação é a de uma jovem mulher usando uma coroa com uma pluma.


Mafdet, a corredoura, deusa associada ao poder real e à justiça. Está relacionada à justiça dos homens e à excecução da pena. Representada por uma espécie de felino subindo por uma corda com uma lâmia na ponta; uma mulher com cabeça de felino; ou um felino com cabeça de mulher.Ela é o carrasco de todas as criaturas malignas e para exercer esse castigo usa o instrumento de corda com a lâmina. Seu culto foi substituído pelos cultos à Bast e à Sekhemet.


Meretseguer, Meretseger, " a que ama e amada pelo silêncio".
Sua representação era de uma mulher com cabeça de cobra, uma cobra com cabeça de mulher ou uma cobra. Vivia em uma montanha com forma de pirâmide. Parece que sua principal função era a de proteger as necrópoles, punindo violadores com picadas de cobras e de escorpiões. Costumava lavar a vida dos profanadores que se mostrassem verdadeiramente arrependidos.


Meskhenet, Mesenet, Meskhent e Meshkent, esposa do deus Herichef, deusa do planejamento da reencarnação, geração e parto. Seu nome significa "o lugar onde a pessoa se agacha". Estando presente junto à alama, antes o nascimento físico e após o desencarne na "Sala das Duas Verdades". Em grande relação de função com Maat e Anúbis.






Mim, deus protetor das caravanas, do comércio e dos viajantes em geral. Tinha também como atributo o estímulo ds sexualidade masculina e a fertilidade. Era representado por um homem com um gorro, duas plumas e fitas,um chicote e o pênis sempre ereto.
pergunto aos candomblecistas, se não lhes lembra um certo Orixá?





Montu, deus da guerra. Inicialmente era um deus solar, sendo considerado o aspecto destrutivo do calor do sol.Seu culto foi sendo substituído pelo culto ao deus Amon, que assimilou as características guerreiras de Montu. Representado por um homem com cabeça de falcão, carregando objetos de guerra como machados, setas e arcos.




Nefertum, Nefertem deus solar dos perfumes. Seu nome significaria "Lótus", "Perfeição absoluta" ou "Atum, o belo" - (é considerado em alguns textos como um dos aspectos do deus Atum em sua forma infantil). Sua representação é de um jovem sentado sobre uma flor, um homem com cabeça de leão. Em sua cabeça há uma coroa em forma de lótus, ou sentado sobre um leão.



Néftis, filha de Nut e Geb, irmã de Irmã de Osíris, Ísis, Hórus e Seth, que tornou-se seu esposo e mãe de Anúbis. Deusa das terras áridas e secas, do deserto e da morte. Seu nome significa "senhora da casa". Ajudou a deusa ísis,sua irmã, a recolher as partes do corpo de seu marido Osíris, morto por Seth (irmão e marido de Néftis) para que fosse ressuscitado. Representada por uma mulher com cabeça de cobra ou uma cobra com cabeça de mulher, variando ainda o animal, podendo ser um escorpião. Ela junto com sua irmã Ísis, velam pelos mortos.

Nekhbet deusa protetora de todo o Alto Egito, da realeza e dos nascimentos. Era representada por uma mulher com cabeça de abutre, um abutre com cabeça de mulher, apenas um abutre ou uma mulher com a hedjet, a coroa branca que representava todo o alto Egito. Em muitas cenas míticas, está ao lado da deusa Uadjit, a deusa do Baixo Egito.

Num é o Néter (princípio cósmico fundamental ) líquido que deu origem ao Universo.


Nut, deusa do céu e do firmamento. Filha de Shu e Tefnut, e mãe de Ísis, Osíris, Hórus, Néftis e Seth. Foi cultuada e respeitada como a mãe dos deuses. É representada por uma bela mulher com o disco solar em sua cabeça. A sua representação junto com Geb (deus da Terra) é o encontro da Terra com o Céu.




Osíris, Usiris, Asar, Aser, Ausar, Ausir, Wesir, Usir, Usire ou Ausare, filho de Geb e Nut, marido de Ísis e pai de Hórus. Deus popular, reverenciado e respeitado, com muitos templos em todo o Egito. Deus dos mortos, da força da terra e da vegetação. Através do mito de sua morte cruel, assegura a vida eterna aos seus protegidos.
Representações:Uma figura masculina mumificada segurando os os cetros hekat e nekhakha com a coroa atef (coroa ornada com plumas de avestruz, serpente ou cornos de carneiro.


Ptah, Tanen, Ta-tenen, Tathenen ou Peteh, marido de Sekhmet, e em alguns textos, marido de Bastet. Pai de Nefertem, Mihos, Imhotep e Maahes.Deus da cidade de Mênfis. Deus construtor das obras feitas em pedra. Era consultado através do oráculo de Ápis. Foi posteriormente anexado à Osíris.

Satet ,deusa da agricultura e da fertilidade. Responsável pela inundação do rio Nilo. Seu símbolo é o cetro de talo de flor de lótus.

Serápis (em grego: Σέραπις ou Σάραπις, transl. Sérapis ou Sárapis
Deus egípcio que foi assimilado pelos gregos. Anteriormente era o deus Ápis. Representado por uma figura masculina humana, sem nenhuma associação animal (sendo sua imagem representada pela estética clássica greaga. Com o aspecto de um homem de idade madura e semblante grave, usando barba e longos cabelos .
Deus com atributos de prosperidade e cura.


Seth, Atum-Rá, Tem ,Temu ,Tum e Atem, é o deus da encarnação dos aspectos negativos e sombrios da humanidade. Inveja, cólera destruição, guerras, mortes violentas. Filho de Geb e Nut, imrão de osíris, marido de sua irmã Neftis. Na maioria dos trextos, Seth conspira e mata o irmão Osíris por inveja. Outros textos descrevem que Seth, originariamente um deus bom, teria matado Osíris por este ter seduzido sua esposa. É muito comumente associado aos animais, sendo representado por escorpiões, crocodilos, hipopótamos, etc.  Seth é o deus do caos, da oposição e da destruição.



Sobek, deus controverso, associado à fertilidade e proteção,  também à castigo e punição. Em alguns textos é ele quem devora o coração de Set. Representado por um homem com cabeça de crocodilo ou por um crocodilo.



Sokar, deus primitivo funerário e do submundo. Consorte da deusa Sekhemet. Seu nome significa "o que está encerrado". Sua versão feminina é a deusa sokaret. Representado por um homem com cabeça de falcão. Como muitas divindades egípcias, foi sendo acoplado à outros deuses, como por exemplo com Osíris e Ptar, passado à ser uma nova divindade: Ptah-Sokar-Osiris.




Sopodet, deusa da estrela Sothis (Sirius), consorte de Sah e mãe do planeta Vênus.  Sua representação é a de uma mulher com uma estrela de cinco pontas no alto da cabeça. Deusa que dava  fertilidade ao solo, através das inundações do Nilo.Também pode ser considerada como um dos aspectos de Ísis.



Toth, Tot, Tôt, Thoth ou Zonga é o nome em grego de Djehuty (ou Zehuti), filho de Rá ou Seth, tendo por companheira Astennu, esposa Maet e filha, Seshat. Divindade lunar, deus da sabedoria, da magia, das narrativas, do conhecimento, da aprendizagem. Entre seus atributos também estava a medição do tempo. Alguns textos sugerem a possibilidade de uma identificação com Hermes Trismegisto. Representado por um homem com cabeça de íbis (um tipo de ave)

Nenhum comentário: