terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Terminália


Em  23 de fevereiro era comemorado na Roma Antiga  o festival, instituido por  Pompilius (753-673 aC, o rei de Roma, 715-673 aC - segundo rei de Roma sucedendo Rômulo),  chamado Terminália em honra deus romano Términus. Divindade pouco conhecida, era a que protegia os limites fronteiriços. Essa proteção não era apenas física, contra invasores humanos, mas também de cunho espiritual, impedindo que forças maléficas entrassem  nas terras e lares causando pragas e doenças. Qualquer pessoa que intencionalmente removesse a pedra demarcatória, seria amaldiçoada pelo deus Términus e ainda pagar uma multa altíssima ou ser submetida à penas de morte.

Estava permanentemente representada por uma ou mais pedras que demarcavam as propriedades vizinhas.

No dia do festival, essas pedras serviam de altares ao ar livre cobertas por oferendas de flores, mel vinho e grãos produzidos durante o ano pelas propriedades. Os membros das famílias vestiam roupas brancas e usavam guirlandas de flores na cabeça.
Evocava-se, cantava-se e sacrificava-se um carneiro ou porco para o deus Términus. Além desse festival doméstico, havia o festival maior e publico.
Alguns covens da Wicca ainda celebram esse deus, colocando pedras e cristais, juntamente com sal grosso nas entradas de suas casas e outras propriedades.

Um comentário:

JORGE FIGUEIREDO SANTOS disse...

Muito interessante, como revelação das raízes dos nossos usos de «termos» e «terminais». Bom trabalho.