sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Equinócio de Primavera: celebrações


A esperança retorna...
A Primavera não pergunta se você é pagão, cristão, budista, judeu, espírita, muçulmano... Ela apenas se mostra em flor (Lydiah de Arddhu)
No hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro.
No hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral".


A Primavera de 2011 terá início durante o "equinócio" do dia 23 de setembro,
sexta feira, às 06 horas e 15 minutos, com duração prevista de 89 dias, 20 horas e 25 minutos.
Equinócio
Palavra derivada do latim (aequinoctium), e significa “noites iguais”, e refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite sobre toda a Terra.

Primavera (Do latim: primo vere = “no começo do verão”); representa a época primeira, a estação que antecede o Verão

O Equinócio da Primavera foi cristianizado pela Igreja na Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. A Páscoa (em inglês "Easter", nome derivado da deidade saxônica da fertilidade, Eostre) só recebeu oficialmente esse nome da Deusa após o fim da Idade Média.

Os aspectos da Deusa invocados nesse Sabbat são Eostre (a deusa saxônica da fertilidade) e Ostara (a deusa alemã da fertilidade). Em algumas tradições wiccanas, as deidades da fertilidade adoradas nesse dia são a Deusa das Plantas e o Senhor das Matas.

A celebração do Equinócio da Primavera também era conhecida como
Sabá do Equinócio da Primavera,
Sabá do Equinócio Vernal,
Festival das Árvores,
Ostara e Rito de Eostre.
É essencialmente um rito de fertilidade. A deusa Eostre é representada por uma jovem mulher  segurando um ovo na mão e um coelho  aos seus pés.

Celebrações do equinócio de primavera
Flores de todas os tipos, incensos florais e velas coloridas (dourada, verde, amarela e rosa)
Ervas ritualísticas tradicionais: bolota, quelidônia, cinco-folhas, crocus, narciso, corniso, lírio-da-páscoa, madressilva, íris, jasmim, rosa, morango, atanásia e violetas.
Se possível colha as flores e as ervas.
Espalhe flores em mini vasinhos por toda a sua casa
Coloque algumas flores colhidas na semana que inicia a primavera para desidratar (pendure-as pelo caule em local de temperatura amena, ventilação e escuro)
Após desidratadas, faça guirlandas de boas vindas que podem ser colocadas na cozinha e porta de entrada de sua casa.
A bebida usada ao lado das flores, velas e incensos pode ser o hidromel ou água mineral. Usam-se ainda ovos e sementes.

Prepare um banho com flores e pétalas de rosas, mel e algumas das ervas indicadas.


CELEBRAÇÕES DIVERSAS
Itália:
Para os antigos romanos, a festa de Cibele era celebrada a cada primavera.
Cybele foi uma deusa-mãe que estava no centro de um culto da fertilidade frígio, e sacerdotes eunucos realizavam ritos misteriosos em sua honra. Attis era seu amante (que também passou a ser seu neto), e seu ciúme o levou a castrar e matar. Seu sangue foi a fonte das primeiras violetas, e permitiu a intervenção divina Attis ser ressuscitado por Cybele, com alguma ajuda de Zeus.

Egito:
O Festival de Isis foi realizada no antigo Egito como uma celebração da primavera e do renascimento. Isis aparece com destaque na história da ressurreição de seu amante, Osiris .

Irã:
No Irã, o festival de não Ruz começa pouco antes do equinócio vernal. A frase "Não Ruz" na verdade significa "novo dia", e este é um tempo de esperança e renascimento. Tipicamente, uma grande  limpeza é feita e velhos itens quebrados são  reparados ou descartados, as casas são repintadas, e flores frescas são recolhidas e exibidas em ambientes fechados. O ano novo iraniano começa no dia do equinócio, e, normalmente, as pessoas celebram ao ar livre  como um piquenique ou outra atividade com seus entes queridos. "Ruz não" está profundamente enraizado nas crenças do zoroastrismo, que era a religião predominante na antiga Pérsia antes do Islam apareceu.

Rússia:
Na Rússia, a celebração da Maslenitsa é observada como um momento do retorno da luz e calor.
A efígie de palha da Senhora de Maslenitsa, é queimada em uma fogueira. Panquecas  são lançadas ao fogo e após queimadas, as cinzas são espalhadas nos campos para fertilizar as plantações do ano.

Scotland (Lanark):
As crianças se reúnem em frente de uma igreja local ao amanhecer, e quando o sol aparece, eles correm ao redor da igreja agitando bolas de papel em volta da cabeça. No final da terceira volta e final, as crianças recolhem as moedas jogadas pelos participantes da comemoração. Parece ser exclusivo para Lanark, e não parecem ser observado em qualquer outro lugar na Escócia.

Nenhum comentário: