sábado, 1 de outubro de 2011

FITR EID-UL - Festival da quebra do jejum


O Ramadã, o mês sagrado islâmico do jejum, uma festa de três dias em países muçulmanos.
CALENDÁRIO
 Apesar de Eid al-Fitr é sempre no mesmo dia do calendário islâmico, a data no calendário gregoriano varia de ano para ano, uma vez que o calendário gregoriano é um calendário solar eo calendário
islâmico é um calendário lunar.  Essa diferença significa Eid ul-Fitr se move no calendário gregoriano cerca de 11 dias a cada ano.

Eid ul-Fitr cai no primeiro dia de Shawwal, o mês do Ramadã, que segue no calendário islâmico, e é um dos festivais mais amplamente comemorado no calendário islâmico.
Como o dia depende da observação da lua ou cálculos científicos, a data exata pode variar de país para país



 CELEBRAÇÕES
Eid ul-Fitr é uma ocasião alegre para todos os muçulmanos e, em especial para as crianças.
É um momento em que os muçulmanos dão graças pelas bênçãos que têm recebido de Deus.
É também um momento de caridade para com os necessitados e dividir com os outros, pois altera o perdão e fazer, dando graças por completar mais um período de jejum do mês do Ramadã.


O ar de festa e de celebração podem ser sentidos na véspera do Eid quando as preparações Eid estão no auge.   Eid é comemorado com doação, as lojas muito bem  decoradas e os mercados estão abertos até tarde da noite para o último minuto compradores.
Na véspera do Eid, mulheres e crianças se reúnem para decorar as suas mãos com henna em muitos países muçulmanos e comunidades.
A noite Eid é iniciado , permanecendo até o final de preparação de alimentos para o dia seguinte, toda a casa é um centro de atividade.
Para as crianças que mantiveram seu primeiro jejum, sua Eid é especial, são recompensadas pela família e amigos com presentes, atenção e elogios por suas realizações. Sendo considerado mais emocionante do que um aniversário.


ORAÇÕES
 Na Eid ul-Fitr, os muçulmanos costumam levantar-se cedo pela manhã e ter um pequeno-almoço.  Eles  vestem suas melhores roupas (novas se possível) e assistem a uma oração do Eid especial que é realizada em congregação nas mesquitas e em áreas abertas como campos, praças etc

Quando os muçulmanos terminam o jejum no último dia (29 ou 30 Ramadão), começam a recitar uma prece especial chamada Takbir.


 "A Mesquita Sagrada" é a maior mesquita do mundo.  Localizada na cidade de Meca, que circunda a Caaba, o lugar mais sagrado do Islã, onde os muçulmanos de todo o mundo posicionam-se  em direção ao oferecer suas orações.
 A mesquita é também conhecida como a Grande Mesquita.



Antes da oração , todo muçulmano que é deve de oferecer esmolas no mês de Ramadã. Isso equivale a cerca de 2 kg de alimentos básicos (trigo, cevada, tâmaras, passas, etc), ou seu equivalente em dinheiro, e normalmente é coletado na mesquita. A doação é distribuído aos necessitados muçulmanos locais antes do início da oração do Eid. Ela pode ser administrada em qualquer altura durante o mês de Ramadã e é dada frequentemente cedo, assim que o destinatário possa usá-lo para a compra de Eid. . Isso é diferente de Zakat baseada na riqueza, que deve ser pago a uma instituição de caridade digna.

A oração do Eid (Salah) é seguida pelo khutbah (Sermão) e, em seguida, uma oração (DUA) pedindo, misericórdia, perdão e ajuda para a situação dos muçulmanos em todo o mundo. . O khutbah também instrui os muçulmanos para os rituais do Eid, como o Zakat.
Após a oração do Eid, os muçulmanos costumam sair para visitar suas famílias, amigos e conhecidos, dar presentes (especialmente crianças), algumas pessoas vão visitar aos cemitérios ( ziyarat qubur-AL). "
Essas atividades tradicionalmente continuam por três dias.


MUÇULMANOS NO MUNDO
O mundo muçulmano  (ou o mundo islâmico) Em um sentido cultural, refere-se à comunidade mundial de muçulmanos, seguidores do Islã.  Esta comunidade conta com cerca de 1.570 milhões de pessoas, aproximadamente um quinto da população mundial.  Em um sentido histórico ou geopolítico, o termo geralmente refere-se coletivamente à países de maioria muçulmana ou países onde o Islã domina politicamente.
 Mais da metade da população muçulmana do mundo, incluindo os do Paquistão, Índia, Bangladesh, Indonésia e alguns da Ásia Central (Afeganistão) são hindus convertidos.


Países do mundo muçulmano são:
Indonesia, Pakistan, Bangladesh, Nigeria, Egypt, Turkey, Iran, Sudan, Algeria, Afghanistan, Morocco, Iraq, Malaysia, Saudi Arabia, Uzbekistan, Yemen, Syria, Kazakhstan, Niger, Burkina Faso, Mali, Senegal, Tunisia, Guinea, Somalia, Azerbaijan, Tajikistan, Sierra Leone, Libya, Jordan, United Arab Emirates, Krygyzstan, Turkmenistan, Chad, Lebanon, Kuwait, Albania, Mauritania, Oman, Kosovo, The Gambia, Bahrain, Comoros, Qatar, Djibouti, Brunei, Maldives. Indonésia, Paquistão, Bangladesh, Nigéria, Egito, Turquia, Irã, Sudão, Argélia, Afeganistão, Marrocos, Malásia, Iraque, Arábia Saudita, Uzbequistão, Iêmen, Síria, Cazaquistão Níger, Burkina Faso, Mali, Tunísia, Senegal, Guiné, Somália, o Azerbaijão, no Tajiquistão, a Serra Leoa, Líbia, Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Quirguistão, Turcomenistão, Chade, Líbano, Kuwait, a Albânia, da Mauritânia, Kosovo Omã, Gâmbia, Bahrein, Comores, Catar, Djibouti, Brunei, Ilhas Maldivas.
Além dos países acima citados, Eid ul-Fitr é comemorado pelos muçulmanos em todo o mundo.

Um padeiro egípcio no Cairo faz "Khak", doces tradicionais para o festival de Eid ul-Fitr:


 Pessoas reunidas em uma rua no Cairo, Egito em Eid ul-Fitr:


Turquia
Na Turquia, o Eid ul-Fitr é chamado de "Seker Bayram" ou "festival de açúcar" e, provavelmente, vem da tradição da troca de doces durante o feriado.
Escolas e escritórios do governo são geralmente fechados durante todo o período das comemorações.
Normalmente, as lojas estão fechadas no primeiro dia do festival, mas abrem-se novamente no segundo dia.
Durante Seker Bayram, as crianças costumam beijar a mão das pessoas idosas,uma tradição turca em que  as crianças mostram respeito pelos mais velhos.  É tradicional dar à criança uma moeda ou algumas moedas.

Iran
.Na cultura predominantemente xiita do Irã, Eid é um evento altamente pessoal, e as celebrações são mais simples.  Chamada Eyde Fetr pela maioria dos iranianos, a caridade é importante nesse dia.
Muitas vezes, carne ou Ghorbani (traduzido literalmente como um sacrifício, pois é geralmente um cordeiro jovem ou bezerro que é sacrificado para a ocasião), que é um alimento caro no Irã, vai ser dado por aqueles de famílias mais ricas para aqueles que têm menos.
A oferta de carne é geralmente uma parte das celebrações do Eid-ul-Azha e sacrifícios (Qurban) geralmente não são dadas durante as celebrações do Eid-ul-Fitr.


Sul da Ásia
Em Bangladesh, Índia, Sri Lanka, Paquistão e Nepal, na véspera do Eid é chamado Chaand Raat, o que significa, na noite da lua.  As pessoas costumam visitar bazares e shopping centers, com suas famílias e crianças, para fazer compras de última hora para o Eid.

vida nas ruas durante Chaand Raat no Paquistão
 As mulheres, especialmente as moças jovens, pintam as mãos umas das outras com Mehndi tradicional e usam pulseiras coloridas.
Durante o Eid, a saudação tradicional é Eid Mubarak, e com freqüência também inclui uma formal abraço.
Pratos especiais comemorativos no Paquistão, Afeganistão, Índia, Bangladesh, Ilhas Fiji e incluem sivayyan, um prato de multa, torrado doce macarrão aletria com leite e frutas secas. Em Bangladesh, Chot-poti também é um item muito popular durante o dia de Eid.

Na Índia, a alguns lugares populares, onde os muçulmanos se reúnem para celebrar o Eid neste momento são o Jama Masjid, em Nova Delhi, em Calcutá, há uma oração realizada na Estrada Vermelha.  As pessoas podem ser vistas em milhares, há muita emoção na celebração deste festival.  Eid é um dia feriado, e é comemorado em todo o país. Mesmo os não-muçulmanos visitam seus amigos muçulmanos, nesta ocasião.

Indonésia, Malásia, Cingapura e Brunei
A Indonésia tem a maior população muçulmana do mundo, por isso é muito comum ver as pessoas celebrando o Eid em praticamente toda parte da Indonésia.  Eid é conhecido na Indonésia como Idul Fitri (ou mais informalmente como Lebaran).
É um feriado nacional, com a data exata determinada pela observação lunar local.

 Na Indonésia Idul Fitri tem um salário bônus legalmente oferecido à todos os empregados, conhecidos como Tunjangan Hari Raya (THR), como imposto pelo Departamento de Trabalho, Emprego e Sociedade Indonésio. O valor do abono salarial difere por região.

Na Malásia, Cingapura e Brunei, Eid é mais comumente conhecido como Hari Raya AidilFitri, Hari Raya Idul Fitri ou Hari Raya Puasa. Hari Raya significa, literalmente, "Celebration Day '.

É o maior feriado na Indonésia e um dos maiores da Malásia.
Shopping centers e bazares estão cheios de pessoas dias antes da Idul Fitri, vivendo  uma festiva atmosfera distinta  do caos e do tráfego do país. Muitos bancos, governo e escritórios privados estão fechados durante todo o período das festividades Idul, conhecidos coletivamente como o Lebaran.
 Na Indonésia, é comum nesse período que muitas pessoas se envolvem em "mudik" atividade.  É uma tradição anual que as pessoas em grandes cidades como Jakarta, Surabaya viajam para sua cidade natal ou outras cidades para visitar seus parentes a fim de perdoar uns aos outros e celebrar o Eid com a família inteira.  O governo da Indonésia prepara a infra-estruturas de transporte para acomodar uma grande quantidade de viajantes, reparando estradas e pontes danificadas.  No entanto, o impacto é grande com milhões de carros e motos causando  congestionamento das estradas e rodovias.

É costume entre muçulmanos e muçulmanos indonésios e malaios  vestir uma fantasia cultural tradicional em Idul Fitri.
 O traje masculino Indonésia é conhecido como Baju Koko. O traje feminino é conhecido como Kebaya Krudung.
Terminada a oração, é comum para os muçulmanos na Indonésia e Malásia visitar os túmulos de entes queridos. Durante esta visita, limpam o túmulo, recitam o Alcorão e também realizam cerimônia theTahlil.  Todas estas celebrações são feitas para pedir a Deus para perdoar os pecados dos entes falecidos.

Myanmar / Birmânia
Eid ul-Fitr dura apenas um dia para os muçulmanos birmaneses.
Shai Mai / ou aletria doce sayviah caju servido com fritas, tiras de coco, passas de uva com leite é a comida tradicional.
A saudação tradicional é Salaam ou Eid Mubarak.


Filipinas
As Filipinas, com uma população de maioria cristã, reconheceu Eid ul-Fitr como um feriado comum, por força da República Lei n º 9.177, assinado em 13 de novembro de 2002.
A lei foi promulgada em respeito à comunidade muçulmana, filipinos e para promover a paz entre as grandes religiões, nas Filipinas.  O primeiro feriado público foi fixado em 6 de dezembro de 2002.

República Popular da China
Na República Popular da China, num total de 56 grupos étnicos oficialmente reconhecidos, Eid ul-Fitr é comemorado em 10 grupos étnicos que praticam o islamismo, totalizando 18 milhões, segundo estatísticas oficiais.
Também é um feriado público na China, em certas regiões, incluindo duas províncias: Ningxia e Xinjiang.  Todos os residentes nestas áreas têm o direito ao feriado de um dia ou três dias. Considerando que fora das regiões muçulmanas, apenas os muçulmanos têm um feriado de um dia. Realizam a oferta de carne de carneiro, distribuída às famílias como por agências governamentais, instituições públicas e privadas ou empresas.
Os muçulmanos estão espalhados por toda a região. Na Eid ul-Fitr, no entanto, eles viajam para 'Ajjal túmulo Sayyid, após suas orações comunais.
Primeiro há leituras do Alcorão, o túmulo é limpo (lembra do festival Qingming, no qual as pessoas visitam as  sepulturas dos seus antepassados onde varrem e limpam os túmulos e em seguida, fazem oferendas de alimentos).

Um serviço especial é realizado para homenagear as centenas de milhares de muçulmanos mortos durante a Dinastia Qing, e das centenas de mortos durante a Revolução Cultural.
Fim do Ramadã em Nairóbi, Quênia e outros países ao redor do mundo:



África
Na África, Eid também é comemorado, especialmente no Norte de África onde o Islã é praticado pela maioria da população.
África do Sul
Na Cidade do Cabo, centenas de pessoas se reúnem em Green Point para a observação da lua no último dia do Ramadã em cada ano. O encontro reúne pessoas de todas as classes sociais, e todos vêm com algo a compartilhar com outras pessoas no momento de quebrar o jejum.  A oração Magrib é então conduzida.





Os EUA
A maioria dos muçulmanos nos EUA ter um dia de folga no trabalho para fazerem suas  orações em centros islâmicos, salões de convenções, parques abertos, etc. Os muçulmanos de diferentes culturas com trajes multi-nacionais se reúnem para orações e celebrações.

Reino Unido
Normalmente, escolas e empresas locais concedem permissões  para a comunidade muçulmana com  três dias de folga.



Angela Nilsson Angela Nilsson
news.xianhuanet.com news.xianhuanet.com
de.momondo.com de.momondo.com
www.sasthamcotta.com www.sasthamcotta.com
http://en.wikipedia.org/wiki/Masjid_al-Haram http://en.wikipedia.org/wiki/Masjid_al-Haram
http://en.wikipedia.org/wiki/Eid_ul-Fitr http://en.wikipedia.org/wiki/Eid_ul-Fitr
http://islam.about.com/od/ramadan/f/eid_fitr.htm http://islam.about.com/od/ramadan/f/eid_fitr.htm

Nenhum comentário: