segunda-feira, 18 de julho de 2011

LADAINHA

Ladainha, na liturgia cristã, a forma de oração que consiste de uma série de invocações e súplicas pronunciadas pelo clero, alternando com as respostas pelo coro ou congregação.
A ladainha podem fazer parte da liturgia de determinadas festas ou pode ser considerado como um serviço separado, utilizados sobretudo em procissões religiosas.
Na Igreja Católica Romana é a principal ladainha a ladainha dos Santos. Originários dos tempos medievais, consiste nos Kyrie eleison, ou seja, a invocação de Cristo e da Santíssima Trindade; uma série de supplications específico para a intercessão dos santos, uma supplications série de males para o livramento de especial, e uma série de orações para a preservação da igreja
A Litany dos Santos faz parte da liturgia para a Festa de São Marcos em 25 de abril, o chamado Grande Litany. Por outro lado, faz parte do ritual em tais ocasiões como a ordenação dos sacerdotes e da consagração de igrejas.
A ladainha é, segundo o Livro de Oração Comum da Igreja da Inglaterra e no serviço de livros de outras igrejas anglicanas e algumas igrejas protestantes.
É semelhante à católica romana forma, mas não contém invocações para a intercessão dos santos. A ladainha é receitado para Anglicana serviços de oração pela manhã e à tarde.
Ladainha
Informação Católica
(Latim litania, letania, a partir de grego lite, a oração ou súplica)
A ladainha é um bem conhecido e muito apreciado de forma responsiva petição, utilizados em serviços públicos litúrgico, devoções e em privado, para as necessidades comuns da Igreja, ou em calamidades - a implorar ajuda de Deus ou apenas para apaziguar Sua ira
Esta forma de oração encontra o seu modelo em Salmos CXXXV: "Louvai ao Senhor, porque ele é bom: em vez de seu misericórdia persevera eternamente. Louve a Deus vos dos deuses... O Senhor dos senhores... Quem sozinho Acaso, grandes maravilhas. .. Quem fez os céus ", etc, com a conclusão de palavras em cada verso," por sua misericórdia persevera eternamente. "
Semelhante é o cântico de louvor pelos jovens na fornalha ardente (Dan., iii, 57-87), com a resposta, «louvamos e glorifica-lo acima de tudo, para nunca.
Na Missa da Igreja oriental, encontramos vários litanies na utilização do mesmo em nossos dias.
Já no final da Missa dos catecúmenos o diácono pede a todos a rezar; ele formula as petições, e todas as respostas "Kyrie eleison". Quando os catecúmenos têm afastou, o diácono pede a oração: para a paz eo bem-estar do mundo, para a Santa, Católica e Apostólica Igreja, para os Bispos e sacerdotes, para os doentes, para aqueles que assim se desviam, etc, para cada uma das petições que os fiéis responder "Kyrie eleison", ou "Dai-nos, Senhor 0 ", Ou" Nós Te suplico. "
A ladainha é celebrado pelas palavras, "Salva-nos, restaurar-nos novamente, 0 Senhor, na Tua misericórdia."
A última das petições em nosso Litany dos Santos, com as respostas "Entregar-nos, 0 Senhor" e "Nós Te suplico nos ouvir", mostram uma grande semelhança com a Missa Litany grego da Igreja.
No Milanese Rite Ambrosian ou dois litanies são recitados sobre os domingos da Quaresma, em vez de os "Gloria em excelsis".
No Stowe Missal uma ladainha é inserido entre a Epístola e Evangelho (Duchesne, "Culto cristão", Londres, 1904, 199).
O Missal Romano manteve as preces para todas as classes de pessoas na Missa da Presanctified na sexta-feira da Paixão, uma litania em pleno Sábado Santo, e do triplo repetição do "Kyrie eleison", "Christe eleison", "Kyrie eleison", em cada Mass
A repetição frequente do "Kyrie" foi provavelmente a forma original do Litany, e estava em uso na Ásia e em Roma, uma data muito precoce.
O Conselho de Vaison, em 529 decretar a repercussão: "Deixem que lindo costume de todas as províncias do Leste e da Itália ser mantido, viz., Que se canta com grande efeito e compunção o" Kyrie eleison ", na missa, prece de manhã, e Vésperas, porque tão doce e agradável um canto, ainda que continuou dia e noite, sem interrupção, nunca poderia produzir desgosto ou cansaço ".
O número de repetições dependeu do celebrante.
Essa ladainha é prescrito no breviário romano, o "Preces Feriales" e no breviário monástica para todos "Hora" (Regra de São Bento, ix, 17).
A contínua repetição do "Kyrie" é usado hoje na consagração de uma igreja, enquanto as relíquias de ser colocada no altar são levadas em procissão ao redor da igreja.
Porque o "Kyrie" e outras petições foram disse uma vez ou oftener, litanies foram chamados planœ, ternœ, quinœ, septenœ.
Quando a paz foi concedido à Igreja após três séculos de perseguição sangrenta, devoções se tornou público comum e procissões eram freqüentemente realizadas, com preferência para os dias que os pagãos tinham realizado sagrado.
Estes foram chamados litanies procissões, e neles os retratos e outros símbolos religiosos foram transportados.
Em Roma, o papa e as pessoas iam para a procissão cada dia, especialmente na Quaresma, para uma outra igreja, para comemorar os sagrados mistérios. Assim, o que originou a Roman "Estações", e aquilo que foi chamado de "Litania Major", ou "Romana" .
Foi realizada em 25 de abril, dia em que os pagãos tinham comemorado a festa de Robigalia, a característica principal das quais era uma procissão.
O rosário cristão, que substituiu a Comissão definiu a partir da igreja de S. Lourenço em Lucina, que se realizou uma estação de S. Valentino Fora dos Muros, e, depois, para a Ponte Milvian.
A partir daí, em vez de proceder a Claudiana Way, como os pagãos tinham feito, ele virou-se para a esquerda no sentido do Vaticano, parado em uma cruz, de que o local não é dado, e novamente o paraíso ou no átrio do St.
Peter's, e por fim em si mesmo a basílica, onde foi realizada a estação (Duchesne, 288).
Em 590, quando uma epidemia causada por um transbordamento do Tiber foi assola Roma, Gregório Magno comandou uma ladainha que se chama "Septiformis"; do dia anterior ele exortou o povo a fervorosa oração, e marcou o fim de ser observado em a procissão, a saber, que o clero de S. Giovanni Battista, os homens de S. Marcello, os monges da SS.
Giovanni e Paolo, as mulheres não casadas de SS.
Cosma e Damiano, a partir de San Stefano mulheres casadas, as viúvas de S. Vitale, os pobres e as crianças de S. Caecilia, estavam todos a reunir-se em Santa Maria Maggiore.
O "Litania Minor", ou "Gallicana", sobre o rogação Dias antes da Ascensão, foi introduzido (477) por São Mamertus, bispo de Vienne, por conta dos terremotos e outras calamidades então prevalecente.
Foi receitado para o conjunto da Frankish Gália, em 511, pelo Conselho de Orléans (Can. xxvii).
Para Roma, foi ordenado por Leão III, em 799.
No Rite Ambrosian esta ladainha foi comemorado na segunda-feira, terça-feira
e quarta-feira depois da Ascensão.
Em Espanha encontramos uma semelhante ladainha de quinta-feira a sábado após Whitsuntide, outro do primeiro ao terceiro de novembro, as encomendado pelo Conselho de Gerunda, em 517, e ainda outro para dezembro, comandado pelo sínodo de Toledo, em 638.
Em Inglaterra a ladainha das rogações Dias (Gang-Dias) era conhecida nos períodos mais rapidamente.
Na Alemanha, foi ordenado por um Sínodo de Mainz, em 813.
Devido ao fato de que a Missa Litany se tornou popular através da sua utilização em procissões, inumerável variedades foram feitas em breve, especialmente na Idade Média. Litanies apareceu em honra de Deus Pai, o Filho de Deus, o Espírito Santo de Deus, da Precioso Sangue, da Santíssima Virgem, da Imaculada Conceição, de cada um dos santos homenageados em diferentes países, para as almas do Purgatório, etc Em 1601 Baronius escreveu que eram cerca de oitenta formulários em circulação.
Para evitar abusos, Pope Clement VIII, da Inquisição por decreto de 6 de Setembro, 1601, proibiu a publicação de qualquer ladainha, excepto a dos santos, como constatado nos livros litúrgicos, e que de Loreto.
A-dia litanies aprovados para a recitação pública são os seguintes: de Todos os
Santos, de Loreto, do Santo Nome, do Sagrado Coração, e de S. José.
Publicação informações escritas por Francis Mershman.
Transcritas por Douglas J. Potter.
Dedicado ao Sagrado Coração de Jesus Cristo A Enciclopédia Católica, Volume IX.
Publicado 1910.


Ladainha dos Santos
Informação Católica
O modelo de todos os outros litanies, de grande antiguidade.

HISTÓRIA
Era utilizado na "Litania Septiformis" de São Gregório Magno, e na procissão de São Mamertus.
Na Igreja oriental, litanies com a invocação de santos foram empregadas nosdias de St. Basil (m. 379) e de São Gregório Thaumaturgus (cerca d. 270) (Basil, Ep. LXIII; Sócrates, VI, VIII, Sozomen, VIII, VII).
Não se sabe quando ou por quem a ladainha foi composta, mas a ordem em que os Apóstolos são dadas, correspondente com a da Canon da Missa, provar a sua antiguidade (Walafr. Estrabão, "De Reb. Eccl.", Xxiii ).

Estrutura e conteúdo

Primeira parte
A ladainha começa com o convite à piedade de Deus, o Pai, o Filho Deus, e Deus o Espírito Santo, no "Kyrie eleison", "Christe eleison", Kyrie eleison ". Então, considerando-se como Cristo, nosso Salvador e Mediador, nós Peça-lhe para nos ouvir. De forma a tornar mais segura a audiência de nossas orações, vamos pedir novamente cada uma das Pessoas da Santíssima Trindade para a misericórdia, e, somando os títulos que nos dê um crédito à sua conta, pedimos à Primeira Pessoa: Deus, o Pai do Céu, a quem temos deves existência e da vida; a Segunda: Redentor do mundo, a quem devemos a nossa salvação, o Terceiro: o Espírito Santo, a quem devemos a nossa santificação; e, em seguida, sobre o Santíssima Trindade, um Deus.
Para tornar Deus propício, nós, conscientes de nossa própria indignidade, pedir a intercessão dos que se tornaram Seus amigos especiais, através de uma vida santa, os santos em comunhão com Ele duradoura.
Dentre estes stands Maria, a filha escolhida do Pai, o Filho do undefiled mãe, a noiva inoxidável do Espírito Santo - chamamos-lhe com a tríplice invocação: Santa Maria, Mãe de Deus, Virgem das virgens.
Nós então invocar os espíritos abençoados que permaneceu firme em sua fidelidade ao Todo Poderoso durante a rebelião de Lúcifer e seus seguidores: Michael, príncipe da hoste celestial; Gabriel, "fortaleza de Deus", o confiável companheiro de Tobias, e os outros anjos , Archangels, e ordens de abençoado "ministrando espíritos, a ministra enviou para eles, quem deve receber a herança da salvação" (Hebreus 1:14).
Avançar na nossa confiança de que ele é Cristo quem diz "nem vos Verificou ressuscitado dentre os que são nascido de uma mulher maior que John the Baptist" (Mateus 11:11), o precursor do Senhor, o último dos profetas do Antigo Lei e do primeiro dos Novos.
Avançar no sentido vêm São José, o pai de promover-Verbo encarnado, e todos os patriarcas e profetas que salvou suas almas, na esperança de que Aquele que foi o esperado das nações.
Então siga os santos: Pedro, príncipe dos Apóstolos, vice-regente de Cristo; Paulo, o Apóstolo dos gentios; Andrew, que primeiro atendido o apelo do Mestre, Tiago e João, o maior do Evangelista, o discípulo amado, que , Com São Pedro, foram os mais favorecidos pelo Cristo; Thomas, apelou Didymus, que recebeu de Cristo sinal provas de Sua Ressurreição, Tiago Menor, primeiro bispo de Jerusalém; Philip; Bartolomeu, Mateus, uma vez chamado Levi, o toll-colector , Que escreveu ao Primeiro Evangelho; Simão, o Zelote; Judas Tadeu; Matthias, que foi escolhido para preencher o lugar de Judas Iscariot; Barnabé, apelou para o Apostolado pelo Espírito Santo (Atos 13:2); Lucas, o médico, escritor do Terceiro Evangelho e os Actos; Marcos, o Evangelista, discípulo de São Pedro; todas Evangelistas e os Apóstolos, os santos discípulos do Senhor, o Santo Inocentes, a criança mártir-flores, "Quem, assassinado no comando do Herodes, confessou o nome do Senhor, falando, mas não por morrer "(Rom. brev.).

Os gloriosos mártires são, então, invocado: Stephen o Diácono, protomártir, apedrejados em Jerusalém, enquanto orando por seus carrascos (Atos 7:58); Laurence, o romano arquidiácono; Vicente, o diácono de Saragoça, em Espanha; Fabian, o papa, e Sebastian , O soldado; John e Paul, irmãos, no Tribunal de Constantia, filha de Constantino; Cosme e Damião, renomados médicos do Ægea na Cilícia; Gervasius e Protasius, irmãos em Milão, após a qual segue uma coletiva impetration de todos os santos mártires.
A ladainha do agora pede oração de S.
Sylvester, o papa que viu o triunfo do Crucificado ao longo do paganismo; dos Doutores da Igreja; Street.
Gregório Magno, papa; Ambrósio de Milão; Agostinho de Hipona, na África; e Jerônimo, representando Dalmácia e na Terra Santa; Bispos do renomado Martin de Tours; Nicolau de Myra, de todos os santos confessores e bispos; de todas as santa professores; dos fundadores de ordens religiosas: Anthony, pai do anchorites do deserto; Bento, patriarca dos monges ocidentais; Bernard; Dominic; Francis; de todos os santos sacerdotes e levites; de monges e eremitas.
Nós então invocar Maria Madalena, o modelo do cristão e da penitência uma vida contemplativa, de quem Cristo disse: "Wheresoever este evangelho será pregado em todo o mundo, que também fez o que ela fez, deve ser dito para uma memória de seu" ( Mateus 26:13); as virgens e mártires: Agatha, Lucy, Agnes, Cecilia, Catherine, e Anastasia the Younger, e na celebração da santa virgens e viúvas; todos os santos homens e mulheres.


Segunda parte
A segunda parte da ladainha começa com um outro grito de "Seja misericordioso para nós, nos poupe Ó Senhor; Seja misericordioso para nós, graciosamente nos ouvir Ó Senhor".
Nós então enumerar os males de que esperamos a ser entregue: De todos os males; de pecado, a ira de Deus; desprevenido e morte súbita; as armadilhas do demônio; raiva, ódio, e tudo vai mal, o espírito de fornicação; trovoadas e agitação; o flagelo do sismo; peste, fome e guerra, de morte eterna.
Para tornar mais eficaz a nossa oração, nós apresentamos a ele tudo o que Cristo fez por nós através do mistério da Encarnação, através da Sua vinda, Natividade, batismo e jejum santa, cruz e paixão, morte e sepultamento, santa ressurreição, admirável ascensão, o vinda do Espírito Santo, o Consolador, e vamos concluir pela petição, "No dia do juízo, ó Senhor, livrai-nos."


Terceira parte
Na terceira parte vamos reconhecer humildemente nossa indignidade: "Nós, os pecadores, suplico-Te, nos ouvir", e adicione a lista de favores que queremos obter: que o Senhor nos poupe; perdoem-nos, e trazer-nos a verdadeira penitência; Ele que governam e preservar Sua santa Igreja; preservar o nosso prelado Apostólica, e todas as ordens da Igreja, na santa religião; humilde os inimigos da Igreja; dar verdadeira paz e concórdia para reis e príncipes cristãos, a paz ea unidade para nações cristãs; preservar e fortalecer-nos no Seu santo serviço; elevar nossas mentes a celestial desejos; boa recompensa eterna com todos os nossos benfeitores, livrai-nos, nossos irmãos, parentes, e benfeitores, de danação eterna; e preservar a dar frutos da terra, e conceder descanso eterno para os fiéis partiram.
Pedimos a todos os presente na apelando para o Filho de Deus, três vezes invocando o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Vamos repetir o "Kyrie", como no início, e acrescentar a oração ensinada pelo próprio Cristo, o Pai Nosso.
Então siga lxix salmo, "Ó Deus, venha a minha ajuda", etc, e uma série de versos, respostas, e orações, que renova as antigas petições.
Concluímos, assim, com um sincero pedido de audição, e um apelo para os fiéis partiram.

FORMAS
Três formas de o Litany dos Santos estão actualmente em uso litúrgico.

Primeira forma
A forma descrita acima é receitado pelos romanos, que no Ritual da pedra angular de uma nova igreja, a conciliação ou a benção do mesmo ou de um cemitério, no rito de bênção ao povo e campos em virtude de uma especial indult papal, para as grandes e pequenas ladainhas menores Dias, na procissão e orações para obter chuva ou tempo bom, para evitar as tempestades e tempestades, em vez de morrer de fome ou de guerra, para fugir à mortalidade e no tempo de peste, em qualquer tribulação, durante a tradução de relíquias, em solene exorcisms do possuído, e, ao Quarenta Horas "Devoção.
As Pontifícias Obras romanas, além das ocasiões que consta do Ritual, ordena a sua recitação na atribuição de grandes encomendas, na consagração de um bispo, uma bênção do abade ou abadessa, consagração das virgens, coroação de um rei ou rainha, consagração de um igreja, afastamento e readmissão dos penitentes públicos na Quinta-Feira Santa, e na "Ordo ad Synodum".

Segunda forma
Outra forma é dado no Missal Romano para Vigil Holy sábado e os de Pentecostes.
É uma abreviação do outro.
Cada verso e resposta deve ser duplicada neste ladainha e em que cantavam em rogação Dias (SRC, 3993, ad 4).

Terceira forma
Uma terceira forma é no "Commendatio" do Ritual Romano, no qual as invocações e supplications são especialmente escolhidas para beneficiar a partida alma sobre a comparecer perante o seu Maker (Holzhey ", Thekla-Akten", 1905, 93).
Este formulário e os anteriores não podem ser usados em outras ocasiões (SRC, 2709, ad 1). Antigamente era costume de invocar apenas aulas de santos e, em seguida, foram adicionados nomes individuais, e em muitos lugares santos foram adicionados locais (Rock ", A Igreja de Nossa Padres ", Londres, 1903, 182;" Manuale Lincopense ", Paderborn, 1904, 71). Para obter uniformidade, modificações e acréscimos para os aprovados foram proibidos (SRC, 2093, 3236, 3313).
Publicação informações escritas por Francis Mershman.
Transcrita por Thomas M. Barrett.
Dedicado aos pobres almas do Purgatório A Enciclopédia Católica, Volume IX.
Publicado 1910.

Nenhum comentário: