A deusa Durga é a personificação da força divina do poder supremo, é a representação de coragem, força, ética e proteção. Ela é a destruidora do pecado e do mal, a salvadora da moral. Ela é a confluência de força, beleza e inteligência, é a protetora dos pobres e destruidora dos destruidores. Ela é a mãe de todo o universo, assim como a exterminadora de todos os males e é considerada como a "divindade final".
PUNJAB No norte da Índia
No estado de Punjab, as pessoas costumam jejuar durante este período, durante sete dias, e no Ashtami, o oitavo dia, os devotos quebram seu jejum e reverenciam meninas que sao consideradas representantes da Deusa, oferecendo-lhes os puris tradicionais ( tipo de fritos de pão indiano), halwa (uma sobremesa feita principalmente de farinha e açúcar), Chanas (Bengala grama) e chunnis vermelho (lenços de comprimento). Nesta região, o festival é predominantemente associado com a colheita. Este é o momento da khetri, (trigo cultivados em vasos, no contexto urbano) que é cultivado nas casas, e cujas mudas são fornecidas aos devotos como bênçãos de Deus.
Oeste da Índia e da Dança Garbha
Estas danças são realizadas ao redor dos vasos pintados tradicionalmente chamados Garbi que significa conhecimento da água, ou uma pequena lâmpada (Diya) queimando por dentro para dissipar a ignorância, ou a escuridão, e simboliza o poder divino eterno, enquanto a água fluida é transitório.
Em vez da luz, também uma imagem da Deusa pode ser colocada no centro do local da dança.
Outra forma de dança que é popular durante as celebrações do Navratri é o dandiya-Rasa, realizadas principalmente por menfolk formando complexos padrões circulares para representar os florais e outros desenhos de lótus. Esses dançarinos segurar o dandiyas (pequenas varas de madeira com guizos presos às extremidades) e dançam em círculos concêntricos. Os dançarinos ritmadamente bater os paus, mesmo durante uma série de movimentos complicados que devem executar, enquanto sentado, em pé ou deitado.
As diferentes comunidades têm diferentes variações destas danças. e a mistura inebriante de alegria e entusiasmo a tudo permeia.
Há um interesse enorme em Garbha entre os jovens da Índia e em particular na diáspora guzerate Garba. Garba e dandiya Raas também são muito populares nos Estados Unidos onde mais de 20 universidades têm Raas Garba Competições de grande escala a cada ano com a coreografia profissional.
Garba também é muito popular no Reino Unido, onde há um número de castas que detêm guzerate seu Garba próprio para cada comunidade. Um dos Garbas mais populares no Reino Unido é realizada em Chiswick e outra em Northolt.
No sul da Índia
Em Tamil Nadu, o festival é chamado Kolu e os três primeiros dias são dedicados ao culto de Lakshmi, a Deusa da riqueza e prosperidade, durante os próximos três dias Saraswati, Deusa do aprendizado e das artes e durante os últimos três dias Shakti (Durga) é adorado.
Em Tamil Nadu, Andhra Pradesh e Karnataka, as famílias decoram bonecas (Bommai Kolu) elaboram luzes e flores.Tradicionalmente as mulheres trocam presentes: coco, roupas e doces.
O Festival no Nepal: Dashain
Dashain é o mais longo e auspicioso festival no calendário anual do Nepal, celebrado pelo nepalês de todas as castas e credos todo o país. A quinze dias de occure festa que acontece durante o brilho da lua cheia que termina no dia da lua cheia. Durante todo o reino do Nepal a Deusa Durga em todas as suas manifestações, é adorada com Pujas inumeráveis.
Em preparação para Dashain cada casa é limpa e bem decorada, preparada como um convite à deusa mãe, para que ela possa visitar e abençoar a casa com boa sorte. Durante esse tempo, o reencontro de parentes distantes e próximas ocorre em todos os lares. Acontecem muitas oferta nos templos para os deuses, assim como os alimentos para a festa da família.
O oitavo dia é chamado de "Maha Asthami. Neste dia muitos hindus ortodoxos vão estar em jejum e oferecer sacrifícios. A noite do oitavo dia é chamado de "Kal Ratri", na noite escura. Centenas de caprinos, ovinos e bubalinos são sacrificados nos templos da deusa-mãe. O sacrifício continua até o amanhecer. O velho palácio em Basantapur Hanuman Dhoka, é ativo durante toda a noite com cultos em quase todos os pátios. Enquanto o puja está sendo realizado, festas acontecem nas casas de pessoas comuns, onde grande quantidade de carne são consumidos.
A Festa de Dusserah - ou Vijayadashami
Dusserah (também Dasserah) é um dos festivais mais fascinantes da Índia e é comemorado com grande alegria e entusiasmo. Como todas as celebrações do festival Navaratri, também Dusserah varia por região. No entanto, todas as festas celebram a vitória das forças do Bem sobre o mal. Também é considerado um dia auspicioso para começar coisas novas na vida.
No sul, oeste e leste da Índia, Dusserah está comemorando a lenda da Deusa Durga e sua vitória sobre o rei demônio Mahishasura.
No norte da Índia, é celebrado em comemoração à vitória do Senhor Rama, príncipe de Ayodhya (hoje em dia Uttar Pradesh), mais de Ravana, o governante de Lanka.
Em Bengala e em outras partes do leste da Índia, Dussehra é o último dia de Durga Puja, quando uma despedida é oferecida à divindade. Este processo é chamado Visarjan,. Os ídolos da deusa Durga acompanhados por aqueles de Lakshmi, Saraswati, Ganesha e Kartikya em meio a uma longa procissão de devotos, são levados até o próximo rio ou lago para imergir-los. Este evento é também chamado de Vijaya Dashami. Ele marca o fim da breve visita da Deusa da Terra.
No norte da Índia, os Hindus celebram a vitória do Senhor Rama sobre Ravana, o rei demônio dirigiu-ten do Sri Lanka. Os dez dias do festival representam as dez cabeças do rei demônio, e cada dia é usado pelos hindus para se livrar das características do mal, como luxúria e inveja. O décimo dia é também conhecido como o Dia da Vitória.
De acordo com as escrituras hindus, o Ramayana, o Senhor Rama realizada chandi-puja (santa oração). Esta foi realizada para invocar as bênçãos de Maa Durga para o assassinato do rei demônio Ravana, que tinha raptado Seeta, esposa do Senhor Rama. Maa Durga divulgado o segredo à Rama sobre como ele poderia matar o grande Ravana. Após derrotar o demônio Ravana, o Senhor Rama e Sita com o irmão mais novo Laxmana, retornou vitorioso para o seu reino de Ayodhya, no dia em que é chamado de "Diwali".
A celebração Dussehra no norte da Índia, inclui o Ram Lila, que consiste em peças de teatro, recitações e músicas que lembram a vida do lendário herói, Ram.
Em Délhi, muitas trupes de amadores realizam Ram Lila baseado na história épica de Ramayana toda a adoração de nove dias da deusa Durga.
Kullu, uma pequena cidade no Estado de Himachal Pradesh, comemora Dussehra com celebrações únicas, desde os tempos de marajá Ranjit Singh.
Em Mysore ", Dasara" é comemorado com grande pompa há séculos e tornou-se parte integrante da vida cultural.Durante o festival o Palácio de Mysore é iluminado com mais de 10.000 luzes durante todo o período do festival.
É uma crença em que se algum empreendimento é iniciado neste dia, é fadado a ser bem sucedido.
Fontes e referências
Angela Nilsson Angela Nilsson
http://hinduism.about.com/od/festivalsholidays/a/mothergoddess.htm
http://hinduism.about.com/cs/audiomusic/a/aa092003a.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Durga
http://en.wikipedia.org/wiki/Garba_(dance)
http://www.nepalhomepage.com/society/festivals/dashain.html
http://www.saching.com/Article/Durga-puja-celebration-in-West-Bengal—Durga-pooja-festival-/589)
http://festivals.iloveindia.com/durga-puja/durga-puja-pandals.html
http://festivals.iloveindia.com/durga-puja/fast.html
http://festivals.iloveindia.com/durga-puja/108-names-durga.html
http://www.indiasite.com/festivals/navratri.html
http://www.bbc.co.uk/religion/religions/hinduism/holydays/navaratri.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário