segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Navaratri Festival (Durga Puja) - As Nove Noites da Deusa Mãe



 A deusa Durga é a personificação da força divina do poder supremo, é a representação de coragem, força, ética e proteção. Ela é a destruidora do pecado e do mal, a  salvadora da moral. Ela é a confluência de força, beleza e inteligência, é a protetora  dos pobres e destruidora dos destruidores. Ela é a mãe de todo o universo, assim como a exterminadora  de todos os  males e é considerada como a "divindade final".




O festival ocorre duas vezes por ano, uma vez no início do verão e novamente no início do inverno no mês lunar de Ashwin  (Setembro / outubro do calendário gregoriano), sendo um dos festivais mais importantes do calendário hindu. É dedicado exclusivamente ao culto da Deusa Mãe - conhecida também como Durga, Bhavani, Amba, Chandika, Gauri, Parvati, Mahishasuramardini - e é celebrado por dez dias.
A palavra Navaratri significa nove noites em sânscrito.Todos os Hindus celebram esse festival, ao mesmo tempo em diferentes formas e diferentes partes da Índia, assim como todo hindus em otras partes do  mundo.
O festival também é conhecido como Durga Puja.
Embora este festival seja  comemorado em todo o país, é imensamente popular no cinturão norte do país, no estado de Bengala Ocidental, Orissa, Bihar e Tripura.
No leste da Índia, as pessoas celebram Durga Puja, a partir do sétimo até o décimo dia do festival anual com imensa alegria e entusiasmo. A palavra sânscrita "Puja" significa adoração, honra,  e é um ritual religioso realizado pelos hindus em casa e nos templos públicos em diversas ocasiões, como o festival de Durga Puja e  o festival Lakshmi Puja.
Além do leste da Índia, Durga Puja é comemorado também em Nova Deli, Uttar Pradesh, Bihar, Maharashtra, Gujarat, Punjab, Cachemira, Karnataka e Kerala.
Durga Puja é também celebrada como uma festa mais importante em Bangladesh.
Na parte norte da Índia, nos primeiros nove dias deste festival, chamado Navaratri são comumente observados  um período de jejum rigoroso, seguido pelas comemorações do décimo dia.
No oeste da Índia, homens e mulheres participam da dança Garba especial durante os nove dias do festival.
No Nepal, o festival é chamado Dashain e é o mais longo e o mais auspicioso festival no calendário nepalês, celebrado por todas as castas do país.

Uma canção Navrati por Sonu Nigam
O Navaratri Festival coincide com o final da estação chuvosa. Esta estação é considerada muito auspiciosa como é geralmente associado com o plantio de sementes, e vendo brotar novas sementes - um sinal de prosperidade e abundância. A maioria das pessoas consideram-na a melhor época do ano para realizar ou iniciar novos empreendimentos


A lenda da Criação da deusa Durga - A Mãe Divina
O nome Durga significa "inacessível", e a Deusa Durga representa uma frente unida de todas as forças divinas contra as forças negativas do mal.
Por causa da crueldade crescente do rei demônio Mahisasura, que estava pronto para atacar os deuses no céu, a Trindade de Brahma, Vishnu e Maheswara (Shiva) se uniram para criar uma magnífica e bela mulher poderosa, com dez braços, a Deusa Durga (ou Maharanava), a Mãe do Universo. Os deuses, em seguida, concederam a esta criação suprema suas bênçãos individuais e armas. Armada como um guerreiro, a deusa montou um leão para a batalha contra o rei demônio Mahisasura. Depois de um combate feroz do "Durgatinashini foi capaz de matar o rei" Asura "com o seu tridente. O céu ea terra se alegraram com a sua vitória.
A imagem de Durga, a Mãe Eterna Mahishasur destruindo o demônio é um símbolo do confronto final do impulso espiritual do homem contra suas paixões mais vis.
O aspecto mais escuro Durga Kali é representado como a consorte do deus Shiva, em cujo corpo ela é muitas vezes visto em pé. Ela também é retratada montando um leão (ou tigre), carregando suas armas com seus dez braços.
Durga é também a mãe de Ganesha (o deus com cabeça de elefante) e Kartikeya (Lord Murukan).
A deusa Durga é conhecida por 108 nomes diferentes de acordo com a qualidade que ela possui.

A adoração da deusa Durga
Navaratri é um festival no qual Deus é adorado como a mãe. Diz-se que Shiva deu permissão para Durga para ver sua mãe durante nove dias no ano e este festival também  lembra essa visita. Famíliares fazem uma tentativa de voltar para casa nesses dias, e deixar no décimo.
Três conjuntos de dias, para adorar a Deusa
O início da primavera e o começo do outono são duas épocas muito importante de influência climática e solar. Estes dois períodos são tidos como oportunidades sagradas para a adoração da Mãe Divina. No hinduísmo, os adeptos acreditam em uma divindade onipresente, mas podem adorá-la / Lo em qualquer uma das inúmeras manifestações que são predominantes em toda a Índia.
Navaratri é dividido em conjuntos de três dias, para adorar três diferentes aspectos da Deusa suprema ou Deusas. Juntas, as três deusas são adoradas como o equivalente feminino da Santa Trindade Hindu.

Primeiros três dias
A Deusa Durga (Kali) é adorada como uma força espiritual, a fim de destruir todas as impurezas. A Deusa é mostrada geralmente vestida de vermelho, a cavalo ou de pé sobre um leão.

Segundo três dias
A Divina Mãe Lakshmi é a deusa hindu da riqueza, a prosperidade (material e espiritual), luz, sabedoria, riqueza, fecundidade, generosidade e coragem, e da incorporação de, graça, beleza e charme. Representações de Lakshmi também são encontradas em monumentos Jain. Mahalakshmi traz boa sorte a seus devotos. Ela é evocada para proteger seus devotos de todos os tipos de miséria e sofrimentos relacionados com dinheiro.
Ela é a consorte de Vishnu, Rama casados (em sua encarnação como Sita) e Krishna (como Rukmini). Lakshmi é mostrada geralmente vestida de ouro, sentado sobre uma flor de lótus.

Final três dias
O conjunto final de três dias é gasto no culto à deusa da sabedoria, Sarasvati. Para ter sucesso, volta tudo na vida, os crentes buscam as bênçãos de todos os três aspectos do divino feminino, daí a nove noites de adoração. Saraswati é geralmente mostrado vestido de branco, montado em um cisne branco como a neve.


Jejum em diferentes partes da Índia

O costume de observar Durga Puja  é particularmente prevalente no norte da Índia. No estado de Punjab pessoas observam jejum de sete dias dos nove dias de Durga Puja longo do Festival. O jejum é quebrado somente na Ashtami ou dia Navmi, onde a comida também é oferecida aos mendigos e carentes,  é o "kanya avatar" da Deusa Durga.
Alguns devotos de Durga Ma consomem apenas leite durante o dia de jejum, enquanto alguns vivem apenas com frutas. Alguns devotos observam 'Ekana' o que significa que eles tomam uma refeição completa durante o dia.

-
O jejum durante o Durga Pooja nas partes oriental e ocidental da Índia, é um pouco diferente do que  na parte norte do país.  Em muitos lugares no leste da Índia, há uma tradição de plantar sementes de cevada, quando o jejum é observado durante o Durga Pooja.  Conforme os dias passam, as sementes de cevada começam a brotar.  Como o jejum culmina, as sementes que alcançam uma altura de 3-5 polegadas oferecem aos devotos como uma forma de bênçãos da deusa Durga.
 Mudando Tendência
 Durante o passar dos anos, o ritual do jejum tem sofrido uma mudança drástica.  Hoje, as pessoas não querem ficar sem os seus níveis de energia. Portanto, eles comem alimentos e lanches, como namkeen Vrat ke, ki chaat Vrat, que são preparados com sal (sendha Namak).  Além de frutas e leite, as pessoas também bebem o chá, em intervalos regulares. Restaurantes nas cidades  também oferecem cardápio especial para o jejum durante o Durga Puja.

Durga Puja no leste da Índia

No leste da Índia, especialmente em Bengala Ocidental, Durga Puja é um dos festivais mais importantes e é muito comemorado nos Estados de Assam, Jharkhand, Orissa e Tripura como um dia do feriado anual de cinco anos. Em Tripura, que tem a maioria dos hindus Bengali é o maior festival do ano e também o evento mais importante sócio-cultural.
Os rituais e os nomes do festival pode ser diferentes de região para região:
In Bengal, Durga Puja is also known as Akalbodhan , Durgotsab ,Maayer Pujo . Em Bengala, Durga Puja é também conhecido como Akalbodhan (prematura despertar de Durga), Durgotsab (festival de Durga), Maayer Pujo (adoração da Mãe).


.Os sacerdotes realizam rituais embaixo de um ídolo de barro da deusa Durga  (Foto: Imprensa Gabinete de Comunicação da Índia)

Durga Puja é celebrado com pompa  em Bengala Ocidental e entre os Bengalis em todo o mundo. As pessoas usufrem  de todos os dez dias do festival com diversão e prática religiosa. Na verdade, Durga Puja é o festival mais importante para bengalis.
Calcutá, a capital de Bengala Ocidental, mergulha em uma semana de festa incrível. Pandals Pooja (barracas grandes) são criados em quase todas as ruas da cidade. O sétimo, oitavo, nono e décimo dias do festival  são proeminentes, quando os rituais importantes da ocasião são realizados.

Os preparativos para o festival geralmente começam um mês antes com grande alegria e toda a atmosfera está cheia de energia e entusiasmo.
As pessoas decoram suas casas, compram roupas novas e presentes para os rituais e para os parentes. 
 Durga Puja preparações em Kalkutta:

Em Bengala, um tipo especial de tambor, conhecido como Dhak, fascina os corações do povo de Calcutá, com o seu  ritmo majestoso no dia de 'Sasthi.  É tocado com duas varas, uma grossa e outra fina. O aarti em Kolkata acompanhado do Dhak é simplesmente fascinante.

Celebração de Durga Puja, em Calcutá, 2008:



Ídolos e Pandals

Ídolos da deusa Durga, Senhor Ganesha, Karthik Senhor, Deusa Lakshmi e Saraswati  são criados e colocados em pandals (tendas).
Geralmente, o Durga Pooja é feito a nível da comunidade e os ídolos e pandals para o Pooja são organizados pelo Comité de Gestão pooja da área.

Ídolo da Deusa Durga (juntamente com o demônio Mahishasur, Lakshmi, Saraswati, Kartick & Ganesha) em Kolkota 2007. (Photo: Calcuttaweb.com). (Foto: Calcuttaweb.com).

O ambiente do pandal  é preparado para ser religioso e santificado. O ídolo da deusa é definido através de uma plataforma mais alta. Pooja é realizado nestes pandals temporários para os dez dias e após a imersão do ídolo em  água sagrada, o pandals estão devidamente limpos e removidos. 
A realização de pandal também é um fenômeno complexo e demorado.Ela tornou-se uma tendência para definir pandals através da contribuição da comunidade em cada colônia e da rua. As  'Barwari Puja' geralmente financiadas pelos proprietários de terras locais ou patrocinados pelas pessoas ricas já se tornaram uma característica da contribuição da comunidade. Os projetos do pandal são feitos em conformidade com o espaço disponível e da população da comunidade. Existe uma tendência para criar  pandals com iluminações complexas e intrincados padrões. Decorados por luzes, flores e vários itens. Os pandals modernos em muitos lugares também se parecem com sets de filmagens.
 Ídolos de Bengala Ocidental são os mais fascinantes e  maravilhosos em todo o país. Eles são famosos pela forma hábil e tradicional, em que são criados. A regra básica a ser seguida é que cada coisa a ser utilizada deve vir de  da água sagrada.  Os artesãos de barro trabalham duro durante vários meses para criar os ídolos e as imagens maravilhosas da Deusa Durga na época do festival.
Durante o Puja, os Bengalis vestem roupas novas e programas culturais são organizados durante todo o dia. Durga Puja em Bengala Ocidental significa diversão, brincadeiras e preparação de alimentos especiais, que são  distribuídos à todos.

MAHALAYA - Início do Festival
 Mahalaya é o início do Durga Puja Festival. A cerimônia Puja  começa a partir do dia da Mahalaya quando a deusa é invocada. As celebrações começam a partir deste dia.
Mahalaya e anuncia o advento de Durga, a deusa do poder supremo. É uma invocação e convite para a deusa-mãe  descer à terra e aniquilar os males do mundo por sua suprema bondade. Isto é feito através do canto de mantras e shlokas e  canções devocionais. O dia da Mahalaya inaugura a aura de Durga Puja.
 O dia da Mahalaya é também o dia da Recordação. Neste dia, as pessoas oferecem Tarpan na memória de seus antepassados falecidos. As margens do rio Ganges, na Índia são encontrados  muitos sacerdotes e devotos em grupos. Os rituais iniciam pela madrugada e duram até meio-dia. Os devotos e adoradores observam um jejum desde a manhã e oferecem alimentos, água, roupas e doces para seus antepassados.

 
COSTUMES E TRADIÇÕES 
Nos cinco dias de Durga Puja
O principal ritual realizado neste dia é a revelação do rosto do ídolo da deusa Durga. Os rituais de Bodhon, Amontron e Adibas são realizadas antes do início do puja.
O procedimento de Pushpanjali (oferecer flores) pela manhã, eo aarti e bhog (oferta de alimentos), três vezes ao dia, torna-se obrigatória.  Existem também nove tipos diferentes de flores, bem como bhog (alimentos) previsto para o Puja.
Maha Saptami Maha Saptami
Com os primeiros raios do sol sobre a Maha Saptami (o sétimo dia do festival Navaratri), uma árvore está vestida como a deusa Durga-se em pano de seda amarela, com uma borda vermelha.A árvore considerada a Deusa se torna a atração  para o resto do festival. 
A árvore-deusa é então instalada ao lado do Deus da boa sorte e depois adorada. O Arco Kola ou Nabapatrika recebe um banho sagrado, que é realizado bem antes do amanhecer, em Saptami. Neste ritual, nove tipos de plantas são cultuadas como símbolo da deusa Durga. Kalparambho e Mahasnan são precedidos por uma puja mahasaptami.
Na madrugada de 'Saptami ", o" Pran "vida ou da Devi é dito ter sido trazido de uma lagoa ou rio nas proximidades de uma bananeira e estabelecido no interior do ídolo.
 
Maha Ashtami 
No dia seguinte, era tradicionalmente, o dia do sacrifício do búfalo para comemorar a vitória da deusa sobre o búfalo-demônio Mahishasura. No entanto, não há mais sacrifícios hoje em  dia, com exceção de alguns incidentes que podem ocorrer nas aldeias ortodoxas nas áreas mais remotas.
Os devotos da deusa Durga iniciam as comemorações do Maha Ashtami com o recital dos hinos em sânscrito, em pandals puja em cada comunidade. O culto das meninas (até 13 anos de idade), chamado "kumari puja, é a principal atração do dia. Em muitos lares, é considerado auspicioso  oferecer comida a nove meninas virgens, por ocasião do Maha Nabami.

Maha Navami, o nono dia, é o principal dia de Durga Puja."Maha Arti", que é considerado um fim formal deo festival . 
Navaratri Festival em 2009, Mumbai


 PUNJAB No norte da Índia

 No estado de Punjab, as pessoas costumam jejuar durante este período, durante sete dias, e no Ashtami, o oitavo dia, os devotos quebram seu jejum e reverenciam  meninas que sao consideradas  representantes da Deusa, oferecendo-lhes os puris tradicionais ( tipo de fritos de pão indiano), halwa (uma sobremesa feita principalmente de farinha e açúcar), Chanas (Bengala grama) e chunnis vermelho (lenços de comprimento). Nesta região, o festival é predominantemente associado com a colheita. Este é o momento da khetri, (trigo cultivados em vasos, no contexto urbano) que é cultivado nas  casas, e cujas mudas são fornecidas aos devotos como bênçãos de Deus.
Oeste da Índia e da Dança Garbha
 Estas danças são realizadas ao redor dos vasos pintados  tradicionalmente chamados Garbi que significa conhecimento da água, ou uma pequena lâmpada (Diya) queimando por dentro para dissipar a ignorância, ou a escuridão, e simboliza o poder divino eterno, enquanto a água fluida é transitório.
Em vez da luz, também uma imagem da Deusa pode ser colocada no centro do local da dança.
Outra forma de dança que é popular durante as celebrações do Navratri é o dandiya-Rasa, realizadas principalmente por menfolk formando complexos padrões circulares para representar os florais e outros desenhos de lótus. Esses dançarinos segurar o dandiyas (pequenas varas de madeira com guizos presos às extremidades) e dançam em  círculos concêntricos. Os dançarinos ritmadamente bater os paus, mesmo durante uma série de movimentos complicados que devem executar, enquanto sentado, em pé ou deitado. 


As diferentes comunidades têm diferentes variações destas danças. e a mistura inebriante de alegria e entusiasmo a tudo permeia.
Há um interesse enorme em Garbha entre os jovens da Índia e em particular na diáspora guzerate Garba. Garba e dandiya Raas também são muito populares nos Estados Unidos onde mais de 20 universidades têm Raas Garba Competições de grande escala a cada ano com a coreografia profissional.
Garba também é muito popular no Reino Unido, onde há um número de castas que detêm guzerate seu Garba próprio para cada comunidade. Um dos Garbas mais populares no Reino Unido é realizada em Chiswick e outra em Northolt.
No sul da Índia

  Em Tamil Nadu, o festival é chamado Kolu e os três primeiros dias são dedicados ao culto de Lakshmi, a Deusa da riqueza e prosperidade, durante os próximos três dias Saraswati, Deusa do aprendizado e das artes e durante os últimos três dias Shakti (Durga) é adorado.
Em Tamil Nadu, Andhra Pradesh e Karnataka, as famílias decoram bonecas (Bommai Kolu) elaboram  luzes e flores.Tradicionalmente as mulheres trocam presentes:  coco, roupas e doces.
O Festival no Nepal: Dashain


 Dashain é o mais longo e auspicioso festival no calendário anual do Nepal, celebrado pelo nepalês de todas as castas e credos todo o país. A quinze dias de occure festa que acontece durante o brilho da lua cheia que termina no dia da lua cheia. Durante todo o reino do Nepal a Deusa Durga em todas as suas manifestações, é adorada com Pujas inumeráveis.
Em preparação para Dashain cada casa é limpa e bem decorada, preparada como um convite à deusa mãe, para que ela possa visitar e abençoar a casa com boa sorte. Durante esse tempo, o reencontro de parentes distantes e próximas ocorre em todos os lares. Acontecem  muitas oferta nos templos para os deuses, assim como os alimentos para a festa da família.
O oitavo dia é chamado de "Maha Asthami.  Neste dia muitos hindus ortodoxos vão estar em jejum e oferecer  sacrifícios.   A noite do oitavo dia é chamado de "Kal Ratri", na noite escura. Centenas de caprinos, ovinos e bubalinos são sacrificados nos templos da deusa-mãe. O sacrifício continua até o amanhecer. O velho palácio em Basantapur Hanuman Dhoka, é ativo durante toda a noite com cultos em quase todos os pátios. Enquanto o puja está sendo realizado,  festas acontecem  nas casas de pessoas comuns, onde grande quantidade de carne são consumidos.
A Festa de Dusserah - ou Vijayadashami


 procissão Dussehra
Dusserah (também Dasserah) é um dos festivais mais fascinantes da Índia e é comemorado com grande alegria e entusiasmo. Como todas as celebrações do festival Navaratri, também Dusserah varia por região. No entanto, todas as festas celebram a vitória das forças do Bem sobre o mal. Também é considerado um dia auspicioso para começar coisas novas na vida.
No sul, oeste e leste da Índia, Dusserah está comemorando a lenda da Deusa Durga e sua vitória sobre o rei demônio Mahishasura.
No norte da Índia, é celebrado em  comemoração à vitória do Senhor Rama, príncipe de Ayodhya (hoje em dia Uttar Pradesh), mais de Ravana, o governante de Lanka.
 Em Bengala e em outras partes do leste da Índia, Dussehra é o último dia de Durga Puja, quando uma despedida é oferecida à divindade. Este processo é chamado Visarjan,. Os ídolos da deusa Durga  acompanhados por aqueles de Lakshmi, Saraswati, Ganesha e Kartikya em meio a uma longa procissão de devotos, são levados até o próximo rio ou lago para imergir-los. Este evento é também chamado de Vijaya Dashami. Ele  marca o fim da breve visita da Deusa da Terra.
 No norte da Índia, os Hindus celebram a vitória do Senhor Rama sobre Ravana, o rei demônio dirigiu-ten do Sri Lanka. Os dez dias do festival representam as dez cabeças do rei demônio, e cada dia é usado pelos hindus para se livrar das características do mal, como luxúria e inveja. O décimo dia é também conhecido como o Dia da Vitória.
De acordo com as escrituras hindus, o Ramayana, o Senhor Rama realizada chandi-puja (santa oração). Esta foi realizada para invocar as bênçãos de Maa Durga para o assassinato do rei demônio Ravana, que tinha raptado Seeta, esposa do Senhor Rama. Maa Durga divulgado o segredo à Rama sobre como ele poderia matar o grande Ravana. Após  derrotar o demônio Ravana, o Senhor Rama e Sita com o irmão mais novo Laxmana, retornou vitorioso para o seu reino de Ayodhya, no dia em que é chamado de "Diwali".
A celebração Dussehra no norte da Índia, inclui o Ram Lila, que consiste em peças de teatro, recitações e músicas que lembram a vida do lendário herói, Ram.
Em Délhi, muitas trupes de  amadores realizam Ram Lila baseado na história épica de Ramayana toda a adoração de nove dias da deusa Durga.

Kullu, uma pequena cidade no Estado de Himachal Pradesh, comemora Dussehra com celebrações únicas, desde os tempos de marajá Ranjit Singh.



Em Mysore ", Dasara" é comemorado com grande pompa há  séculos e tornou-se parte integrante da vida cultural.Durante o festival o Palácio de Mysore é iluminado com mais de 10.000 luzes durante todo o período do festival.
É uma crença em  que se algum empreendimento é iniciado neste dia, é fadado a ser bem sucedido. 

 
 
Fontes e referências
Angela Nilsson Angela Nilsson
http://hinduism.about.com/od/festivalsholidays/a/mothergoddess.htm
http://hinduism.about.com/cs/audiomusic/a/aa092003a.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Durga
http://en.wikipedia.org/wiki/Garba_(dance)
http://www.nepalhomepage.com/society/festivals/dashain.html
http://www.saching.com/Article/Durga-puja-celebration-in-West-Bengal—Durga-pooja-festival-/589)
http://festivals.iloveindia.com/durga-puja/durga-puja-pandals.html
http://festivals.iloveindia.com/durga-puja/fast.html
http://festivals.iloveindia.com/durga-puja/108-names-durga.html
http://www.indiasite.com/festivals/navratri.html
http://www.bbc.co.uk/religion/religions/hinduism/holydays/navaratri.shtml

Nenhum comentário: